Gerdau vai ajudar a reformar casas em Araçariguama

Em comemoração aos 120 de história da empresa, a Gerdau vai ajudar famílias em situação de vulnerabilidade a reformar suas residências a partir de 2022. O programa “Reforma Que Transforma” tem como objetivo fomentar a transformação do panorama da habitação de baixa renda no Brasil e a cidade de Arçariguama será uma das contempladas.

A empresa divulgou que pretende contribuir com a melhoria de mais de 13 mil habitações no Brasil, ao longo de 10 anos, com investimento de R$ 40 milhões, oferecendo às famílias duas alternativas: crédito a juros abaixo do mercado e doação integral da reforma realizada pelo projeto, conforme premissas de vulnerabilidade social.

“O Reforma Que Transforma foi estruturado a partir da identificação de três problemas que cercam a habitação no Brasil: obras sem assessoria técnica, qualificação da mão de obra e falta de acesso a crédito”, diz Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau.

O programa realizará reformas urgentes em moradias insalubres a partir da identificação do cômodo da casa com maior vulnerabilidade. A execução é feita com um kit reforma que entrega a obra em sete dias, permitindo o controle do tempo e dos custos para ganhar escala. Também será possível ter acesso a um crédito subsidiado, com taxas de juros abaixo do mercado para efetuar a reforma – os recursos arrecadados retornam para o programa, beneficiando outra família e assim por diante.

Os beneficiados serão identificados com o apoio da Prefeituras e do parceiro executor Nova Vivenda com base em critérios definidos junto com as secretarias de assistência social do já no final deste ano. A ideia é fazer a reforma no aposento com maior insalubridade, de forma que o projeto alcance um maior número de casas impactadas.