Na manhã desta segunda-feira (5 de maio), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que São Roque será uma das paradas do projeto Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste. O trem ligará a Região Metropolitana de São Paulo ao município de Sorocaba, em um trajeto ferroviário que promete reduzir significativamente o tempo de viagem.

Segundo Tarcísio, o TIC sairá de Sorocaba e passará por Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno (Itapevi), Carapicuíba, até chegar à Estação Água Branca, em São Paulo. A previsão é de que o percurso completo seja feito em cerca de 60 minutos. Atualmente, a viagem por carro leva em média 110 minutos e, de ônibus, aproximadamente 130 minutos.
O projeto prevê atender cerca de 50 mil passageiros por dia, com a reforma e construção de estações nas cidades do trajeto. O investimento total é superior a R$ 12 bilhões.
O prefeito de São Roque, Guto Issa, destacou o trabalho conjunto com o Governo Estadual: “Foram quatro anos de trabalho para que São Roque estivesse presente neste projeto. Agradecemos ao governador Tarcísio por reconhecer a importância da nossa cidade, que também está incluída em outros projetos de infraestrutura como a duplicação das rodovias Raposo Tavares e Lívio Tagliassachi.”
Atualmente, o projeto Trem Intercidades está em fase de consulta pública. Interessados — pessoas físicas ou jurídicas — podem enviar contribuições por escrito entre 30 de abril e 2 de junho de 2025. As sugestões devem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no site da SPI: www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/projeto-qualificado/tic-sorocaba.
O Trem Intercidades Eixo Oeste é uma iniciativa do Governo Estadual voltada para melhorar a mobilidade entre São Paulo e Sorocaba, com impacto direto nas cidades do trajeto, incluindo São Roque.