Governo de São Paulo prorroga “Fase de Transição” até 9 de maio

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (28) a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o estado por mais uma semana, até o dia 9 de maio. Com o recuo gradual de indicadores de casos, internações e mortes por COVID-19, o Estado fixou horário estendido das 6h às 20h para atendimento presencial limitado a 25% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.

Na entrevista concedida no Instituto Butantan, a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen, informou que o horário de funcionamento das atividades econômicas, porém, será estendido com abertura autorizada das 6h às 20h. As novas regras valerão de sábado 01/05 até domingo 09/05.

Nesta quarta, a taxa de ocupação de UTIs por pacientes graves com COVID-19 está em 80% no estado e em 78,4% na Grande São Paulo. O total de internados em UTIs era de 10.426 em todo o estado, com outros 11.686 pacientes em vagas de enfermaria.

Butanvac

Durante a entrevista, Dória disse que o Instituto Butantan iniciou hoje a produção da Butanvac. A vacina será produzida integralmente no Brasil, sem a necessidade de importação de matéria-prima. O primeiro lote do imunizante terá 1 milhão de doses e usará tecnologia própria já dominada pelo instituto para obtenção do insumo da Butanvac.

A previsão é de que 18 milhões de doses estejam prontas até julho, quando deve ser concluído todo o processo de aprovação e certificação da Anvisa.