Grupamento Especial será criado para reforçar segurança em São Roque

Com o objetivo de melhorar, cada vez mais, o serviço de segurança pública prestado pela Guarda Civil Municipal (GCM), a Prefeitura de São Roque está trabalhando na criação de um grupamento especializado conhecido por ROMU (Ronda Ostensiva Municipal). A guarnição contará com agentes treinados e capacitados para atuarem em missões específicas de policiamento.

A ROMU realizará patrulhamento motorizado em todo o município, atendendo ocorrências, realizando ações preventivas e dando apoio aos demais órgãos de segurança integrantes do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública).

É previsto que o grupamento seja composto por, no mínimo, três GCMs/turno. Para atuar, eles deverão passar por cursos de treinamentos de técnicas policiais, gerenciamento de crises, sobrevivência, patrulhamento tático, abordagem, planejamento de operações e outros.

“A criação da ROMU é mais uma da série de ações que damos andamento a fim de aprimorar a segurança na cidade. Entre elas, estamos contratando mais GCMs, equipando a corporação, trabalhando no projeto de instalação de monitoramento eletrônico e encaminhando outras iniciativas que, com certeza, impactarão de forma muito positiva na Segurança do Centro, Distritos e Bairros”, comenta o prefeito Claudio Góes.

O Projeto de Lei nº 75/2019, que dispõe sobre a criação do ROMU foi aprovado pela Câmara, no último dia 9.