Guto Issa anuncia terapia com plasma convalescente contra o coronavírus em São Roque

Parceria com o Instituto Butantan para o combate a covid-19 é o 7ª presente para a cidade

O Prefeito Guto Issa anunciou neste sábado, 7 de agosto, o novo presente de aniversário para São Roque, que chega trazendo um grande avanço no combate a COVID-19. Graças a um convênio firmado entre a Prefeitura (através do Departamento de Saúde) e o Instituto Butantan, o município implementa a terapia com plasma convalescente no tratamento contra o coronavírus.

Há algumas semanas, o Jornal O Democrata informou que a Anvisa havia liberado o teste do soro em humanos

“São Roque tem assumido a dianteira na região quando o assunto é combate a pandemia. Nossa campanha de vacinação já abrange toda a população adulta, mas a imunização é apenas um dos nossos campos de ação, que também busca dar o melhor tratamento aos infectados pelo vírus. Ampliamos nossos leitos de UTI para que ninguém ficasse sem vagas e agora, graças a esta parceria com Instituto Butantan, iniciamos este tratamento que ajudará a salvar vidas”, afirmou o Prefeito Guto Issa.

O tratamento consiste na retirada do plasma de homens sadios, que tenham entre 19 e 69 anos e que já tenham se recuperado do covid-19. O material então é administrado em novos pacientes já nas primeiras 72 horas de evolução da doença, para que os anticorpos presentes no plasma ajudem a reduzir a gravidade da infecção.

A terapia também é utilizada em pessoas infectadas que tenham comorbidades, para diminuir o risco de complicações em decorrência da doença.

“Agradeço ao Instituto Butantan pela parceria e ao Prefeito Guto Issa pela gestão no tratamento da covid-19, que tem salvado vidas não só de são-roquenses, como também dos atendidos aqui e que moram em outras cidades. O convênio firmado com o instituto tem duração de um ano e traz um importante reforço no combate a pandemia”, afirmou o Diretor de Saúde de São Roque Dr. Luis Carlos Previdente Redda.

Fonte: Assessoria de Imprensa