Idosos começam a ser vacinados contra a Covid-19 em São Roque

São Roque imunizou seus primeiros idosos nesta quarta-feira, dia 27. O município recebeu um novo lote de 930 doses da AstraZeneca / Oxford (parceria com a Fiocruz), que chegaram ao município no início da tarde, dando início a vacinação em Instituições de Longa Permanência (ILP), asilos, abrigos e clínicas geriatras, onde ocorreu a imunização dos profissionais que atuam nestes locais e dos nossos primeiros anciões.

A primeira clínica a receber a imunização foi a Tenshi No Hikari: Residencial para Terceira Idade, localizada na região do Taipas de Pedra e que conta com 17 pacientes, entre eles a senhora Hisae Mineta, de 95 anos, e o senhor Jorge Marui, de 80 anos, os primeiros idosos a serem vacinados na cidade.

Com a chegada do novo lote, as vacinações estão sendo realizadas por agentes municipais, que tem se deslocado até os estabelecimentos para aplicar as doses. A expectativa é de que, após as vacinações em instituições de longa permanência, asilos, abrigos e clínicas geriatras, a imunização siga para os consultórios odontológicos (restrito a dentistas e auxiliares de odonto), para que então o processo ocorra em laboratórios de análises clínicas e imagens.

A imunização em comunidades quilombolas será realizada posteriormente.

Apesar das primeiras vacinações em pessoas de idade em São Roque, a vacinação em idosos ocorre apenas em clínicas especializadas e não está sendo realizada nos postos de saúde, etapa que será realizada posteriormente e de acordo com o crônograma estabelecidos pelo Governos do Estado.