Câmeras de monitoramento inibem e reduzem criminalidade | O Democrata

Segundo a GCM (Guarda Civil Municipal) de Araçariguama as instalações das câmeras de monitoramento fizeram os índices de criminalidade diminuírem. As estatísticas publicadas pela GCM demostram que casos de criminalidade que dominavam as estatísticas no primeiro semestre do ano passado, diminuíram consideravelmente no mesmo período de 2019.

O furto passou de 7 casos em 2018 para 2 em 2019, já o roubo, que registrava 2 casos em 2018, neste ano não registrou nenhum. Vale ressaltar que o tráfico de drogas também teve uma diminuição significativa.

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos na cidade, que funcionam 24 horas por dia capturando imagens das vias públicas, e o sistema é composto por uma central de monitoramento na sede da GCM, onde as imagens são analisadas. Segundo o Comandante da GCM, Sidney Castilho, a população está mais segura. “Isso atende a algumas reivindicações dos cidadãos e está comprovada a eficiência desse sistema, pois os lugares que o adotaram tiveram uma redução no índice de criminalidade, e aqui em Araçariguama que o índice já é baixíssimo chegaremos à praticamente zero”, comentou o comandante.

O comandante da Guarda destaca ainda que esse é o resultado de um trabalho em conjunto realizado entre a Polícia Civil, Polícia Militar e a GCM, somado ao apoio que a prefeitura oferece às polícias. “Só conseguimos alcançar estes números devido ao apoio conjunto de todas as polícias, e ainda com a valorização que recebemos do governo. Neste ano tivemos reajuste salarial, recebemos novos fardamentos, ganhamos um drone para o auxílio das atividades e em breve chegarão os novos armamentos”, finalizou Castilho.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.