Instituto Geológico e Defesa Civil realizam mapeamento de riscos em Mairinque

O Instituto Geológico, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo e a Defesa Civil de Mairinque, realiza neste mês o mapeamento das áreas de risco no município, relacionadas a deslizamentos de terra e inundações. As ações fazem parte do trabalho preventivo relacionado à chegada do verão, época em que ocorre o aumento de chuvas, que pode ocasionar situações de perigo para a população.

O trabalho consiste em análises qualitativas de superfície, identificando a vulnerabilidade das ocupações e a probabilidade de eventos ocorrerem, em seguida, é realizada a setorização dos locais, classificando o risco em “Baixo”, “Médio”, “Alto” e “Muito Alto”. Através dessas informações, será possível a elaboração de novas políticas urbanas e medidas para prevenir e minimizar acidentes e danos aos moradores dessas áreas.

O Coordenador da Defesa Civil, Nilson Evandro da Silva, comenta a necessidade desse serviço. “É um trabalho importante para preservamos a vida e a segurança de toda a população, pois com esse mapeamento, poderemos saber com antecedência quais locais devem receber maior atenção para prevenir desastres. Gostaria também de agradecer ao Instituto Geológico e a Coordenaria Estadual pelo auxílio prestado”.

Além disso, a população pode receber alertas sobre ocorrências de desastres naturais no celular. Para isso, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP. Em caso de emergências dessa natureza, os telefones da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros são (11) 4718-2013 e 199.