Mairinque anuncia rateio dos recursos do Fundeb para profissionais da educação | O Democrata

O prefeito Toninho Gemente reuniu nesta segunda-feira, 6, vereadores e diretores do município de Mairinque para anunciar o rateio de 70% do saldo dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para os profissionais da rede pública municipal de ensino.

Antes, será enviado um Projeto de Lei para a Câmara Municipal deliberar e aprovar ou rejeitar o pagamento extraordinário. Devido ao apoio dos vereadores presentes na transmissão realizada através da página no Facebook, espera-se uma aprovação tranquila do Projeto. A Prefeitura ainda não informou os valores que deverão estar contidos no Projeto de Lei que precisa ser aprovado em Sessão Extraordinária ainda este mês na Câmara Municipal.

Em algumas cidades do Brasil, a divisão dos valores representou o pagamento de seis ou até sete salários extras em 2021. Como é o caso de Castelo do Piauí (PI) e Uruoca (CE). Essa não deve ser a realidade de Mairinque, mas dados do Banco do Brasil sobre repasses do Fundeb feitos aos estados revelam que houve um crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. É possível, então, que haja o rateio numa espécie de 14º salário.

Para o economista e especialista em gestão pública, Wallace Millis, o abono é um fato a se comemorar e também a se lamentar porque reflete a persistente falta de planejamento no setor público que precisa aprender a gerenciar melhor os recursos. Ele explicou que com o fechamento das escolas por muito tempo durante a pandemia, houve uma expressiva redução de gastos em transporte, alimentação, segurança e limpeza e, por isso, houve muitas sobras de saldos nas contas do Fundo.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados