Mairinque registra maior volume de chuvas para os dois primeiros meses do ano desde 2017 – O Democrata
Acompanhamento feito pela Saneaqua aponta 657,8 milímetros acumulados em 2023; quantidade é 33% maior que a soma do mesmo período nos dois anos anteriores

O volume das chuvas que caíram em Mairinque nos meses de janeiro e fevereiro deste ano foi o maior desde que a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, iniciou sua série de medições, em 2017. Somente nos dois primeiros meses de 2023 choveram 657,8 milímetros, quase o dobro do que foi registrado no mesmo período de 2022 – 373,9 mm.

O acompanhamento dos índices de chuva realizado pela Saneaqua desde 2017 tem o objetivo específico de analisar o comportamento hídrico dos mananciais que abastecem Mairinque e atuar, de maneira preventiva, em situações que possam impactar o abastecimento do município.

O volume registrado em 2023 é o melhor resultado na somatória dos dois primeiros meses de um mesmo ano na série histórica. O volume de água que caiu na cidade no período foi 33% maior do que a soma do acumulado nos dois anos anteriores (2021 e 2022), que totalizou 493,1 mm.

Somente no mês de fevereiro foram 333,2 mm de chuvas no município, uma marca significativa depois de dois anos com precipitações escassas no segundo mês do ano. Para se ter ideia da quantidade de água do período, os acumulados em 2020 (228,2 mm), 2021 (57,8 mm) e 2022 (45 mm) somam 331 mm para fevereiro.

“Tivemos um início de ano muito chuvoso e isso contribui significativamente para que os mananciais que abastecem o município estejam em capacidade plena de operação.”, comenta o gerente de operações da Saneaqua, Bruno Gravatá.

Na atualização semanal das condições dos reservatórios, que pode ser acessada pela população no site Jogando Junto pela Água (jogandojuntopelaagua.com.br), o nível do manancial Fiscal aponta 2,6 metros, enquanto o Carvalhal atingiu a marca de 2,2 metros. Em ambos, o nível mínimo para captação é de 1,70 metro.

No site é possível também encontrar um balanço pluviométrico que aponta a quantidade de chuva registrada na cidade a cada mês.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.