Mais de 11 mil pessoas ainda não tomaram a 2ª dose contra a COVID-19 em São Roque | O Democrata

São Roque conta hoje com uma grande taxa de faltosos na 2ª dose contra o coronavírus. Até o dia 24 de novembro, mais de 11 mil pessoas que já estão aptas a tomar a 2ª dose da AstraZeneca, Coronavac ou Pfizer não voltaram para um dos postos de vacinação para completarem sua imunização.

“Hoje mais de 93% da população acima de 12 anos já tomou a primeira dose e mais de 78% do mesmo grupo já está com a imunização completa. Porém o número de faltosos é preocupante. Pedimos a todos que estejam aptos a se vacinarem que preparem o braço e nos procurem, para que possamos continuar a vencer esta batalha contra o coronavírus”, afirmou o Diretor de Saúde de São Roque, Dr. Luis Carlos Previdente Redda.

Porque tomar a 2ª dose é importante

A 2ª dose da vacina contra a covid-19 é tão importante quanto a primeira, independente da marca aplicada, pois ela aumenta e prolongar a proteção contra o coronavírus.

Quando uma pessoa toma a primeira dose, o imunizante pede ao nosso sistema de defesa que comece a produzir anticorpos, mas apenas esta aplicação não é suficiente. Por isso precisamos da nova dose, que faz com que a produção de anticorpos seja melhor e nos deixe imune por mais tempo, tornando a eficácia da vacina maior, melhor e mais duradoura.

“Só estamos verdadeiramente protegidos contra o coronavírus quando seguimos o ciclo de vacinação correto. Então se você já pode tomar a 2ª ou mesmo a 3ª dose, procure um dos postos de vacinação. Vacina salva vidas e estamos esperando e a disposição da população”, afirmou a Chefe da Vigilância Epidemiológica de São Roque, Veronica Domingues.

Mudança na vacinação

A partir da próxima semana, o esquema de vacinação contra à covid-19 em São Roque vai mudar. Entre as novidades, estão a ampliação do horário de atendimento no Recanto da Cascata, que será das 8h às 15h, e a aplicação de todos os imunizantes (Astrazeneca, Pfizer e Coronavac) sempre de terça a quinta-feira. Também não haverá mais separação entre a dose procurada (1ª, 2 ou 3ª), idade do vacinado (a partir de 12 anos) ou categoria.

Nos postos de saúde dos bairros, a vacinação continua, mas passa a funcionar pelo sistema de agendamento. Basta procurar a unidade mais próxima para obter informações sobre dias e horários disponíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados