O mandato do Vereador Julio Mariano, em parceria com Cris Meinberg, da Terra do Bugio, está disponibilizando perucas para pessoas em tratamento contra o câncer.

Impacto da perda de cabelo durante o tratamento oncológico
Para muitas mulheres, a perda de cabelo durante o tratamento oncológico vai além da estética e se torna um dos efeitos colaterais mais difíceis de enfrentar. O cabelo é considerado um símbolo de feminilidade, identidade e vaidade, funcionando como uma “moldura do rosto”. A queda capilar é comum no tratamento contra o câncer, especialmente em casos de quimioterapia, e costuma ocorrer entre duas e quatro semanas após o início.
Lei Municipal nº 5.641 e ações de incentivo
Pensando nessa realidade, em 06 de junho de 2023 o Vereador Julio Mariano criou a Lei Municipal nº 5.641, que incentiva campanhas para arrecadação de cabelos destinados à confecção de perucas para pessoas em tratamento oncológico. Neste ano, ele apresenta novas informações sobre a iniciativa.
Parceria com Terra do Bugio e ONG Foco na Peruca
Por meio de uma parceria com a benzedeira Cris Meinberg, da Terra do Bugio, e com Adriana Naconechny, da ONG Foco na Peruca, perucas feitas de cabelo humano passam a ser disponibilizadas para pessoas que perderam os cabelos em decorrência do tratamento.
Como acessar as perucas
O Vereador explica que a Terra do Bugio conta com voluntários e cabeleireiros aptos a realizar ajustes nas perucas. Para ter acesso ao benefício, os pacientes devem entrar em contato com o Vereador e apresentar um comprovante de que estão em tratamento.
Agradecimento do Vereador
Julio Mariano agradece a Cris e Adriana pela parceria, destacando que a perda temporária dos cabelos costuma ser um dos momentos mais difíceis para muitas mulheres em tratamento contra o câncer, e que a peruca ajuda a reduzir esse impacto emocional.

