Marina Silva repudia machismo contra vereadora de São Roque

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (REDE), repudiou nesta terça-feira, 9, uma declaração considerada machista proferida pelo pré-candidato a vereador de São Roque, Nildo Ortino (AGIR).

No dia 22 de março de 2024, Nildo Ortino fez comentários depreciativos sobre a única vereadora da cidade, Dra. Cláudia Pedroso (PODEMOS), comparando-a a uma “boneca, uma marionete”, insinuando que ela seria submissa ao prefeito Guto Issa (PSD).

Essa declaração foi considerada altamente ofensiva e sexista, não apenas em relação à Dra. Cláudia Pedroso, mas também a todas as mulheres que ocupam cargos eletivos e exercem suas funções com competência e dedicação.

Marina Silva expressou sua indignação compartilhando um vídeo do vereador Paulo Juventude durante a discussão da Moção de Repúdio contra a fala machista. O vídeo mostra o pré-candidato ao lado do vereador, Cabo Jean (PL), em seu lançamento de pré-candidatura a prefeito. Marina abordou o assunto, acrescentando que a fala de Nildo foi um “desrespeito inaceitável”.

A moção de repúdio foi aprovada na Câmara Municipal de São Roque na Sessão Ordinária do dia 02/04/2024 e contou com o voto favorável de 9 vereadores.

Para o vereador Paulo Juventude, a fala também foi problemática porque “nenhum dos vereadores homens da base foi chamado de boneco ou marionete, apenas a única vereadora mulher em 16 anos”, segundo o vereador “Se refunda um grupo político que tenta levantar da cova através do ódio, do preconceito e da destilação da mentira.”

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.