Mato encobre rios em São Roque e preocupa população | O Democrata

Durante esta semana, nossa redação visitou os rios Guaçu, Carambeí, Aracaí e outros córregos que cortam a região central de São Roque e pôde constatar que ambos estão precisando de limpeza e desassoreamento.

Na avenida Bernadino de Lucca, próximo o Estádio da Vila Nova, é possível ver pelas imagens que o mato tomou conta do rio. A vegetação com mais de 2 metros de altura atrapalha o escoamento da água, além de prejudicar a visão dos motoristas que utilizam a via.

Outro local que está completamente tomado pela vegetação, é na rua Arthur Salvetti, onde não se vê mais o caminho do rio. Nas fotos é possível ver o mato tomando conta do trajeto da água. No local, pessoas colocaram fogo no mato que estava invadindo a pista. Na Rua Durval Villaça, Avenida Antonino Dias Bastos (Marginal) e Avenida Bandeirantes, locais estes onde os rios cortam a cidade, também é possível ver o grande volume de mato.

Desassoreamento

O desassoreamento de rios é um processo que consiste em fazer a limpeza do local, retirando da água toda a sujeira encontrada, bem como a retirada de resíduos e até mesmo matos que são encontrados e crescem nas margens. Com o desassoreamento de rios, é possível devolver ao reservatório a sua capacidade natural de armazenamento de água, bem como sua vazão correta, sem que haja o risco de transbordamento.

Este tipo de serviço é fundamental para que se combata a poluição não só da água encontrada no rio, que futuramente voltará a ser utilizada pelo ser humano, mas também de todo o ambiente que está em volta. O desassoreamento de rios preserva ainda aqueles que vivem nas proximidades dos rios, uma vez que se eles transbordarem por causa do excesso de água causado pela sujeira e vazão inadequada, todos correrão risco de vida.

O desassoreamento de rios deve ter como processo a avaliação do tamanho do rio para que assim seja possível determinar quais os equipamentos necessários para a realização do trabalho. Entre os maquinários que podem ser utilizados, estão escavadeiras hidráulicas tipo long reach, dragline, draga de sucção, retroescavadeira. O desassoreamento de rios pode ser feito sempre com grande eficiência em rios de grande, médio e pequeno porte, cada um com os equipamentos adequados. Além disso, outros itens também podem ser necessários para o serviço, como caminhões basculantes e pás projetadas especialmente para o desassoreamento.

O rio e a população

Um rio poluído causa repulsa a quem passa por perto. O acúmulo de lixo e a presença de insetos tendem a afastar o convívio de pessoas no seu entorno. Sem falar no impacto ambiental e na possibilidade de transmissão de diversas doenças.

Além da falta de tratamento do esgoto, uma das principais causas da degradação dos rios é a chamada carga difusa de poluição. Ela pode vir através do despejo incorreto de lixo tanto na rua quanto na beira de córregos. Tudo isso contribui para a poluição de rios, especialmente no meio urbano.

Beleza não se põe à mesa, mas que abre o apetite abre…

“Se tratando de uma cidade turística, com roteiros gastronômicos e um lado de natural exuberante, nossos rios merecem uma atenção maior do Poder Público, que há anos vem deixando a desejar. O turista que chega em São Roque, vê os rios coberto por mato e detritos despejados irregularmente. E tudo isso é possível ver na região central de São Roque. Precisamos de um olhar diferente para este problema”, disse uma moradora do centro da cidade.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados