Mauricio Picazo Galhardo

HABILITAÇÃO
Mais de 700 estabelecimentos foram habilitados a exportar produtos agropecuários para 24 países desde janeiro de 2019. No início desta semana, mais quatro unidades frigoríficas de aves e uma de suínos foram credenciadas e irão vender as carnes do Brasil ao Vietnã. As exportações do agronegócio atingiram valor recorde em abril, ultrapassando pela primeira vez a barreira de US$ 10 bilhões no mês.

CRESCIMENTO

O Grupo Técnico de Monitoramento do Abastecimento de Alimentos e produtos agropecuários no Estado de São Paulo lança nono diagnóstico atualizando os principais impactos da pandemia do Novo Coronavírus ao setor. Os dados englobam toda a cadeia, nos 645 municípios. O relatório aponta que o volume de produtos do agronegócio exportado pelo Brasil cresceu 6% frente ao mesmo período de 2019, com faturamento externo de US$ 31 bilhões. 
ADAPTAÇÃO

A pandemia tem refletido em novos hábitos por parte da população brasileira. O cultivo de plantas condimentares ou ervas aromáticas em vasos ou num canteiro ou até mesmo no jardim, além de ser uma atividade que ajuda a relaxar, confere uma alimentação mais saudável e, principalmente, um pequeno contato com a natureza e os benefícios que ela nos proporciona diariamente. Informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
AMENDOIM

Paçoca e pé de moleque são doces típicos no Brasil, principalmente em junho, quando se celebra as Festas Juninas. Devido a pandemia do novo coronavírus, as comemorações deste ano foram afetadas, mas nada impede que a população se delicie em casa com o amendoim, produto fruto do agro paulista, que é responsável por 90% da produção nacional.
CRÉDITO RURAL

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as Federações de Agricultura e Pecuária e as entidades do Conselho do Agro se reuniram, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina para discutir propostas de modernização do crédito rural e de segurança jurídica para o agro.
DESPERDÍCIO

O Senado Federal aprovou, também dia (2), o relatório do senador Jayme Campos (DEM-MT), membro da Frente Parlamentar da agropecuária (FPA), ao projeto de lei 1.194/20 sobre o combate ao desperdício de alimentos e a doação de excedentes de alimentos e refeições prontas para o consumo.
DEBATE

A Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, por videoconferência, para debater os desafios da rastreabilidade vegetal, os impactos da pandemia no setor, as oportunidades de comercialização em compras públicas da agricultura familiar, plataforma eletrônica e mercado internacional.
PLATAFORMA

A Plataforma Mercado CNA foi tema de uma transmissão ao vivo nas redes sociais do Sistema CNA/Senar, com a participação do coordenador de Inovação, Matheus Ferreira, e da consultora da CNA, Mônika Bergamaschi, eles também abordaram a Feira Segura, iniciativa que se espalha pelo país. 
ERVA-MATE

O jornal argentino Clarin, publicou que a erva-mate é uma tradição argentina que foi instalada em todos os cantos do país. Mais do que uma infusão, é um elemento cultural que conecta todos os argentinos, tornando-se um elo de socialização em encontros com amigos, familiares e até trabalho. Relembrando todo mundo.

ESCASSEZ

Enquanto isso no Paraguai, a Ministra da Indústria e Comércio (MIC), Liz Cramer, informou que o país não registrou escassez durante os primeiros meses da emergência sanitária covid-19, destacando que os setores de necessidade primária permanecem ativos até o momento. A ministra do Paraguai, afirmou que todos os setores foram afetados nos últimos dois meses, com exceção dos itens de suprimentos médicos e alimentares.
EMBRAPA

A atuação da Embrapa Agroenergia em áreas estratégias para o País como o segmento dos biocombustíveis e a bioeconomia marcou o tom dos depoimentos enviados por autoridades, parceiros e associações para parabenizar a unidade pelos seus 14 anos de existência, celebrados em 24 de maio de 2020. Alguns vídeos foram exibidos na live realizada no dia 25, que contou com mais de 116 participantes entre instituições públicas e privadas. 
Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com