
Um morador da região do Carmo enviou diversas foto e relatou problemas que encontra na Estrada do Carmo que faz a ligação entre a Estrada do Vinho, na região de Canguera até a Raposo Tavares, Km 48, quase na divisa com a cidade de Vargem Grande Paulista, no Bairro do Caetê.
No relato, ele reclama desde a manutenção das cercas vivas nas propriedades privadas, até a conservação do asfalto da rodovia. “Novamente se encontra risco altíssimo para as pessoas que trafegam por lá. Pontos de alagamento, matagal invadindo a pista, buracos e quantidade imensa de barro por cima do asfalto”.


Ele comenta que em alguns trechos, mesmo que tenha estiagem e o sol prevaleça por dias seguidos, alguns pontos de alagamento permanecem nas baixadas pois a água e a “imensa quantidade de lama” não têm por onde escoar, obrigando motoristas a” e que nunca resolvem esse problema, em que para se passar de carro lá é necessário “subir na calçada de uma chácara, pois não passa mais carro em nenhum dos dois sentidos, está quase interditando de vez a pista”.
Nas palavras do morador os problemas são os mesmos ano após ano, pois somente é realizado um trabalho paliativo “bem porco para quebrar galho”. Ele relata que nesta ano, devido a “diversas construções e desmatamento ao longo da estrada, onde fizeram terraplanagem e largaram sem murar os terrenos” está pior ainda e que em alguns trechos a rodovia acumula até 20 centímetros de lama.
O Departamento de Obras de São Roque informou que a Estrada do Carmo está inserida no cronograma de zeladoria realizado diariamente pela pasta e receberá ações de manutenção em breve. É importante esclarecer que a pasta segue uma agenda de zeladoria específica, com o objetivo de atender todas as regiões da cidade e que pode ser acompanhado diariamente no site da Prefeitura de São Roque.
Paisagem Colonial

Mesmo com o problema relatado e protocolado na Prefeitura em junho do ano passado, os moradores da Rua Gérbera, no bairro Paisagem Colonial, não conseguiram que fosse feito o alargamento e nivelamento da rua com a via transversal (Rua Prímula), fazendo com a que as águas pluviais ficassem canalizadas para a sarjeta e evitando a erosão no meio do leito da pista, conforme aconteceu e ficou registrado nas fotos abaixo.





O Departamento de Obras de São Roque disse que, ao longo de 2021 e 2022, realizou ações de zeladoria na Rua Gérbera, bem como nas demais ruas do Bairro Paisagem Colonial, que seguem recebendo o devido amparo da administração municipal. Novas ações de manutenção no local já estão inseridas no cronograma do Departamento e serão realizadas em breve.
A pasta destaca que intensificou os trabalhos de zeladoria na cidade, através da Operação Verão, com limpeza de córregos e rios, e dos demais trabalhos com máquinas, roçadas, operações tapa-buracos e demais atividades de cuidado que são realizadas diariamente em diversos pontos da cidade e que podem ser acompanhados diariamente no site da Prefeitura Municipal.