Mulheres são-roquenses recebem homenagem | O Democrata

No último dia 21 de março, o Plenário Dr. Júlio Arantes de Freitas da Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque foi palco de uma Sessão Solene em homenagem a ilustres mulheres da cidade que representaram todas as munícipes no Dia Internacional da Mulher.

O evento foi marcado por momentos de reconhecimento e celebração, onde foram prestadas homenagens a mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram significativamente para a comunidade local.

Entre os destaques da noite, destaca-se a entrega da Medalha do Mérito “Nhá Vita” para Sidnéia Ferreira da Silva, cuja indicação partiu do vereador William Albuquerque. Além disso, a Medalha do Mérito “Faustina Maria das Dores” foi conferida à Dra. Simone Judica, recomendada pela vereadora Dra. Cláudia Pedroso.

Outras renomadas mulheres foram agraciadas com Placas de Homenagem, em reconhecimento aos seus relevantes serviços à sociedade. Teresa Ap. Dias Fernandes Hilário, indicada pelo vereador Alexandre Pierroni; Iracema Sanches Dias, sugerida pelo vereador Guilherme Nunes; e Morisa Aparecida Afonso, recomendada pelo vereador Toninho Barba, receberão essas distinções em virtude de seu comprometimento e dedicação.

Confira as mulheres homenageadas

Sidnéia Ferreira da Silva

Apaixonada por educação, Sidnéia Ferreira da Silva, está à frente da Interativa Cursos, empresa cuja missão é fornecer educação com qualidade excelente a baixo custo para todas as faixas etárias e sociais da população brasileira.

Em 2020, a tornou-se um polo da Faculdade Anhanguera, passando, então, a oferecer mais de 150 cursos de nível superior e 300 de pós-graduações. A Interativa já formou mais de 9 mil alunos.

Simone Judica

Simone Judica Chiló é formada em direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba. A sede de justiça da homenageada encontrou alento na condução de diversas atividades jurídico-humanitárias: como advogada do CREAS de Mairinque; como advogada voluntária da Associação Evangélica Beneficente Vale da Bênção, em Araçariguama, da Associação Beneficente Evangélica Encontro com Deus, em Curitiba, e do Programa Reconstruir, de apoio a famílias refugiadas, da Associação Evangélica Beneficente Vale da Bênção; como coordenadora do grupo “Vestir com Amor”, da Igreja Metodista de São Roque.

Além disso, é cofundadora da Associação CASA, entidade que presta apoio a refugiados e pessoas em situação de vulnerabilidade social; como defensora dos direitos da população em situação de rua, como é o caso do projeto de acolhimento de inverno desenvolvido pela Igreja Metodista; e como ativista atuante em sinergia com múltiplos grupos missionários e humanitários de apoio a refugiados, migrantes, apátridas e crianças brasileiras, haitianas, venezuelanas e oriundas de etnias do Oriente Médio e da África.

Teresa Ap. Dias Fernandes Hilário

Formada em ciências contábeis na FAACAS de Sorocaba, Teresa iniciou os estudos no Bernardino e prestou prova para ser admitida no Manley Lane, onde concluiu o colegial. Começou a trabalhar fora aos 7 anos e meio de idade, como babá e ocupou-se como empregada doméstica até os 19. Aos 19, empregou-se como auxiliar de escritório na Cooperativa Agrícola de Cotia – SP, próximo ao pedágio. Ali, familiarizou-se com a datilografia. Logo em seguida, passou no concurso da Prefeitura de São Roque, para o cargo de auxiliar de limpeza. Com o novo salário, ao ser efetivada em 1976, pôde bancar o bacharelado em ciências contábeis e melhorar a vida de sua família.

Teresa dedicou-se ao Executivo são-roquense por 16 anos. Em 1990, a Prefeitura a cedeu ao Cartório Eleitoral de São Roque, onde exerceu a chefia da repartição por outros 11 anos, até 2006, quando se aposentou, com o objetivo de cuidar de Brígida (uma entre sete irmãos), adoentada à época, e de Maria Eduarda, a primeira neta.

Iracema Sanches Dias

Nascida aos 27 de Abril de 1940, filha de José Sanches Y Sanches e Antonia Dias Gonçalves, a senhora Iracema Sanches Dias, começou a trabalhar aos 14 anos na Indústria de Tecelagem Brasital, casou-se aos 19 e teve 3 filhas e netos. Em 1992, se aposentou, porém não parou de trabalhar.

Sempre preocupada com questões ligadas aos direitos dos membros da terceira idade, celebrou a inauguração do Centro de Convivência do Idoso em São Roque no ano de 1994, inaugurado com festa pelo seu saudoso irmão, o prefeito José Sanches Dias. Até hoje, permanece presente em meio às questões do idoso em São Roque.

Morisa Aparecida Afonso

Nascida em 21 de dezembro de 1955, Morisa Aparecida Afonso, é natural de Mogi das Cruzes – SP. Moradora do Jardim Conceição há mais de 50 anos, é dona de um itinerário de vida ímpar, marcado por dramas e batalhas que refletem a condição da mulher negra na história do Brasil.

Exerceu a ocupação de atividade doméstica, em São Paulo e em São Roque, durante toda a sua trajetória profissional. Atualmente aposentada, Morisa é benzedeira e entusiasta dos benefícios do esporte para a melhor idade.

Atuando como ativista pelos direitos dos idosos no município, através de suas reivindicações perante o poder público, tornou-se uma das principais responsáveis pela reativação do Centro de Convivência da Melhor Idade de São Roque.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.