Em clima de Copa do Mundo, o Arquivo Vivo revive os três primeiros títulos mundiais do Brasil, conquistados em uma época de ouro do futebol canarinho. Por sinal, a Seleção Canarinho era elegante e jogava bonito, sem qualquer semelhança com o atual Canarinho Pistola. Antes do tricampeonato (1958, 1962 e 1970), vale recordar também como a primeira Copa do Mundo, em 1930, foi noticiada pelo suplemento Semanal Illustrado, que tinha tiragem de 105.350 exemplares e era distribuído aos assinantes de 123 jornais em todo o Brasil, inclusive de O Democrata.


Em 1930, uma disputa entre as entidades do Rio de Janeiro e de São Paulo impediu a participação dos jogadores paulistas na Seleção Brasileira. A exceção foi Araken Patusca, que estava afastado do Santos e assinou contrato com o Flamengo para disputar o Mundial. O Brasil não passou da primeira fase: perdeu para a Iugoslávia por 2 a 1 e venceu a Bolívia por 4 a 0. O Uruguai conquistou o título da primeira Copa do Mundo ao derrotar a Argentina por 4 a 2 na decisão.


O Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo por dois motivos: era bicampeão olímpico (1924 e 1928) e comemorava o centenário da sua primeira Constituição. A ideia de criar uma Copa do Mundo ganhou força após o futebol ser retirado do programa olímpico dos Jogos de 1932. Por isso, ao levantar a taça, o Uruguai foi aclamado como tricampeão mundial. Em quase cem anos, muita coisa mudou no futebol. A começar pelas posições dos jogadores em campo, que eram identificadas em inglês: goal-keeper (goleiro), backs (beques/zagueiros), half-backs (médios) e forwards (avançados/atacantes).
Vander Luiz


