Obras da UBS do Taboão serão entregues na próxima semana | O Democrata

As obras das unidades de saúde dos bairros Taboão e Guaçu entraram em sua fase final. A expectativa é de que a unidade do Taboão seja a primeira obra entregue, o que deve ocorrer na próxima semana, dando início ao processo de preparação do local com mobiliários e equipamentos médicos para que a unidade possa começar a receber seus pacientes ainda neste primeiro semestre.

O local será a primeira unidade de saúde do bairro e abrigará um posto de atendimento de Saúde da Família, com realizarão de consultas, coleta de exames, atendimento odontológico e acompanhamento dos pacientes da região, levando um serviço inédito para o bairro.

A inauguração das UBS do Taboão e Guaçu faz parte do pacote de ações do programa Mais Saúde Para Todos, ação da gestão Guto Issa que conta com uma série de iniciativas na área da saúde, e já traz grandes impactos no atendimento a população. O programa já trouxe duas novas ambulâncias e um veículo de transporte de pacientes a cidade, ampliou o atendimento mental no município, com a contratação de novos profissionais e também prevê o investimento inicial de R$ 2 milhões para aumentar a oferta de consultas e exames, eliminando as filas de espera.

Devolução de verba por obras não cumpridas

Devido a atrasos ocorridos nas gestões anteriores, a atual administração da Prefeitura de São Roque devolveu ao Ministério da Saúde mais de R$1.4 milhões, que eram destinados à construção das Unidades Básicas de Saúde nos bairros Guaçu e Taboão. Nenhuma das obras foi concluída no prazo estipulado, motivando o Projeto de Lei 10/2022, que estabelece a devolução dos recursos e que aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. Os trabalhos, no entanto, seguem sendo executados pela atual gestão, que prevê a entrega de ambas as unidades ainda neste ano.

Os recursos originalmente destinados às obras foram trazidos ao Município através de convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, em 2013. Como o prazo para conclusão dos trabalhos expirou em 2018, e não foi cumprido pelas administrações anteriores, a atual gestão foi convocada a fazer a devolução dos valores.

Mesmo com a perda do recurso, a construção das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Guaçu e Taboão foi retomada na atual gestão e hoje chegam à sua etapa final, iniciando suas operações ainda em 2022 e encerrando anos de espera da população por um atendimento digno nos bairros.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados