O Papa Francisco, de 88 anos, foi hospitalizado na manhã desta sexta-feira (14) no Policlinico Agostino Gemelli, em Roma, para realizar exames e continuar o tratamento contra uma bronquite persistente. A informação foi confirmada pelo Vaticano.
Desde o início de fevereiro, o pontífice enfrenta dificuldades respiratórias, o que o levou a delegar a leitura de sermões a um assessor em pelo menos três ocasiões nos últimos dias. Apesar dos problemas de saúde, Francisco mantém uma intensa agenda de compromissos.
Com histórico de questões respiratórias — ele teve parte de um pulmão removido na juventude — o Papa já havia sido internado em dezembro de 2023 devido à mesma condição. Nos últimos anos, também enfrentou dores nos joelhos e quadris, além de cirurgias no cólon e hérnia.
Em meio às dificuldades, Francisco tem demonstrado bom humor. Em uma de suas audiências recentes, brincou ao pedir que outro sacerdote fizesse a leitura do discurso, afirmando que ele o faria “melhor” do que ele próprio.
O Vaticano ainda não informou se o pontífice realizou a leitura completa da homilia desta sexta-feira (14).