Paulinho Sasaki e Rodrigo Manga fazem vistoria na Represa de Itupararanga | O Democrata

Equipe, liderada pela Prefeitura de Sorocaba e formada por representantes também das Prefeituras de Votorantim e Ibiúna, do Ministério Público (MP), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Câmara Municipal de Sorocaba, realizou vistoria na represa de Itupararanga, na manhã desta quinta-feira (30), para constatar a situação do manancial e planejar ações de enfrentamento da crise hídrica. 

Apesar da chegada da temporada de chuvas, o baixo nível da represa, atualmente em 19,28% da capacidade total do reservatório, sinalizou a necessidade da adoção de medidas emergenciais de contingenciamento.

O prefeito Rodrigo Manga, após sobrevoar a represa no helicóptero Águia, da Polícia Militar, anunciou que uma das iniciativas adotadas por Sorocaba será o racionamento  de água. “A medida é inevitável, apesar de todas as ações já realizadas pela Administração Municipal, até o momento, e que têm garantido o pleno abastecimento. O Saae/Sorocaba tem pronto um modelo de racionamento, que, diferentemente do que já foi feito antes, em governos anteriores, abrangerá todas as regiões da cidade, sem distinções. No dia 12 de janeiro, vamos anunciar todos os detalhes desse plano, cuja proposta é gerar economia, causando o menor transtorno possível à população”, complementou.

O chefe do Executivo sorocabano integrou, ainda, o grupo que também percorreu a represa em lanchas. Na ocasião, ele esteve acompanhado do vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto; do diretor do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva; dos secretários municipais Antonio Prieto (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal – Sema), Fernanda Burattini (Comunicação – Secom) e Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu); além do chefe de Gabinete, André Moron; do promotor de Justiça, Antonio Domingues Farto Neto, integrante do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do MP-SP; do prefeito de Ibiúna, Paulo Sasaki; do secretário de Meio Ambiente de Votorantim, Carlos Alberto leite; dos vereadores de Sorocaba João Donizeti (líder de Governo), Dylan Dantas, Luis Santos, Fernanda Garcia e Fábio Simoa, mais o assessor parlamentar do vereador Fernando Dini, Leandro Nogueira.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados