Praça da Matriz e Rua Dr. Stevaux vão receber mais de R$ 3 milhões em investimento com verbas recebidas para o turismo

A região central da cidade está prestes a se tornar um dos principais atrativos turísticos de São Roque. Depois de muitas reformas e alterações de vias, a Praça da Matriz perdeu o ar acolhedor que teve em outras épocas. Com poucas árvores e sombras, também começou a perder o público que ali frequentava. Ainda assim, o metro quadrado mais valorizado da cidade, principalmente para pontos comerciais, continua sendo o “calçadão da Dr. Stevaux”, com muitas lojas de diversos segmentos.

O prefeito Guto Issa apresentou nesta semana dois projetos que devem mudar a cara do centro da cidade. Na sede da ACIA – Associação Comercial de São Roque, todos puderam apreciar as imagens que vão transformar a Praça da Matriz com flores, pergolados, bancos, lixeiras e até um palco para apresentações e shows musicais. Segundo Issa, o valor foi remanejado de outro local para atender a Matriz.

Além das benfeitorias garantidas pelo poder público, a inciativa privada também vai colaborar com o projeto. A Associação Comercial vai pagar por um totem do Projeto “Eu Amo São Roque” que permite a instalação de letreiros personalizados em diversos pontos, tornando nossa cidade ainda mais bonita e oferecendo um local onde moradores e turistas possam tirar fotos e demonstrar seu amor pelo município.

A Prefeitura pretende, ainda, isentar os antigos casarões que restaurarem o preservarem as suas fachadas do pagamento de IPTU e vai incentivar os comerciantes a diminuírem o tamanho das fachadas para enriquecer a beleza a arquitetura colonial que foi predominante no início da história da cidade. Esta isenção valeria não só para a Praça da Matriz como também para toda área central.

Já a reforma do calçadão será majoritariamente custeada pelo Governo do Estado de São Paulo, através da verba do DADETUR, valor repassado anualmente para as Estâncias Turísticas. O projeto é mais ousado, pois prevê o aterramento de toda fiação da Rua Dr. Stevaux, a ampliação do calçadão entre as ruas Enrico Delacqua e Pedro Vaz, além de todo paisagismo.

“Nós queremos transformar o calçadão em um shopping a céu aberto. Vamos usar um tipo de piso intertravado e iluminação de LED para deixar a região mais limpa e arejada. A mudança da rua para calçadão vai ser ainda mais positiva para o comércio e o paisagismo vai ser uma atração por si só” – comentou Guto. Existem problemas graves na Stevaux, como a tubulação antiga e o desnível da rua, portanto a obra é mais complexa do que aparenta. Os valores investidos serão majoritariamente arcados pelo Governo de São Paulo, tendo a prefeitura uma contrapartida para complementar. Ainda não há previsão para início das reformas.