Prefeitura anuncia entrega de óculos ‘Orcam MyEye’ para alunos da rede municipal | O Democrata
Dispositivo tecnológico identifica palavras e auxiliará estudantes com deficiência visual – Foto: Evander Portilho

A Prefeitura de São Roque irá entregar 10 dispositivos tecnológicos que irão transformar a vida de alunos com deficiência visual e que estudam na rede municipal de ensino. O OrCam MyEye é um aparelho de tecnologia revolucionária, que traz mais independência às pessoas cegas ou com baixa visão, ao escanear e transformar textos de qualquer superfície em áudio para o usuário.

“É um aparelho fantástico, que foi adquirido pela prefeitura e iremos disponibilizar de forma inteiramente gratuita aos nossos estudantes. Já recebemos os dispositivos e iremos entrega-los no dia 23 de junho, levando uma verdadeira revolução a vida dessas crianças, que passarão a ter mais facilidade para assimilar o conteúdo pedagógico. É uma ação que nos traz uma emoção imensa, pois estamos transformando a vida destes alunos com este novo aparelho, que usa a tecnologia a servido da educação”, afirmou o Prefeito Guto Issa.

O Orcam MyEye consiste numa câmera inteligente e intuitiva, que mede apenas 7,6 cm por 2,1 cm. Ela é acoplada à armação dos óculos do aluno, sendo capaz de detectar textos em português, inglês e espanhol, em diversas superfícies, como livros, telas ou placas indicativas, transformando estes textos em áudio para o usuário.

O aparelho consegue ainda identificar cores e tonalidades, reconhecer pessoas e gêneros, rostos, informar a data, cédulas de dinheiro (reais, dólares e euros) e identificar produtos pelo código de barras. Após o reconhecimento, ele retransmite estas informações discretamente no ouvido do usuário.

Pensando na adequação desta nova tecnologia a vida dos estudantes, a prefeitura também realizou uma ação de capacitação com educadores e coordenadores da rede municipal de ensino, que receberam um treinamento completo sobre o funcionamento do aparelho para que possam auxiliar os estudantes durante a adaptação ao dispositivo.

Além disso, os profissionais também puderam acompanhar em primeira mão a utilização do aparelho, através de uma das alunas que receberá o dispositivo e que pode testar o item. “”Eu adorei, é fantásticos. Eu achei que seria difícil, mas é muito fácil de usar. Estou muito feliz, porque agora vou poder ler sozinha”, comentou Rhayana Noggerini Costa, de 14 anos e que estuda na escola Professor Tibério Justo da Silva.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados