Prefeitura de Mairinque alerta sobre risco de escorpião no município

A Prefeitura de Mairinque orienta a população sobre quais medidas devem ser adotadas para prevenir acidentes relacionados ao aparecimento e ataque de escorpiões no município nesta época do ano. As recomendações visam proteger a saúde dos munícipes e garantir que os aracnídeos sejam transportados de forma adequada.

Em 2020, foram registradas 10 ocorrências na cidade e para evitar que esse número aumente, é recomendado a vedação das soleiras de portas com borracha ou pano, manter o quintal limpo e deixar os móveis afastados das paredes por cerca de 10 centímetros. Além disso, é importante verificar roupas, calçados, toalhas e brinquedos antes de utilizá-los, principalmente se os objetos estavam em contato com o chão ou parede.

Em casos de picada, a vítima deve limpar o local da picada com água e sabão, fazer compressas de água morna para aliviar as dores e ir imediatamente ao Posto de Saúde ou Pronto Atendimento o mais rápido possível. Vale ressaltar que nesses casos, os moradores NÃO devem de forma alguma amarrar, cortar, perfurar ou fazer curativos que fechem o local do ferimento, pois isso pode tornar a situação em algo fatal.

De acordo com Daniel Merguizo, Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, caso o morador consiga capturar o escorpião, ele deve encaminhá-lo à Vigilância Sanitária do município, localizada no Paço, para que sejam identificadas quais espécies estão presentes na região. Caso o aracnídeo esteja vivo, é importante o uso de luvas e um recipiente longo e de abertura grande para armazená-lo.

 “Através dessas informações, podemos solicitar que os agentes de vetores do município se dirijam até o local e orientem os moradores de forma adequada, para prevenir a ocorrência de novos ataques ou que os escorpiões entrem nas casas” complementa Daniel.

 O Paço Municipal está localizado à Avenida Dr. Lamartine Navarro, 514, Centro de Mairinque. Para eventuais dúvidas ou mais informações, a Vigilância Sanitária atende pelo telefone 4718-8646 ou 4718-8673.