Prefeitura de São Roque prepara retorno às aulas | O Democrata

A Prefeitura de São Roque segue com os preparativos para o retorno às aulas presenciais na cidade, que ocorre no dia 7 de fevereiro, segunda-feira. Para garantir uma volta segura e confortável aos alunos e profissionais de educação, a administração municipal tem tomado uma série de iniciativas, que tiveram início desde o ano passado, com os trabalhos de reforma e manutenção das instituições de ensino, ação que não ocorria há anos.

“Educação é prioridade e estamos nos preparando desde 2021 para o retorno dos nossos alunos. No início da nossa gestão encontramos as escolas deterioradas, após tantos anos sem os cuidados que precisavam. Agora isto mudou, não só estamos trabalhando nossos ambientes, como também fornecendo materiais escolares para nossos pequenos, que assim como nossos profissionais, terão um retorno feliz e seguro às salas de aula”, afirmou o Prefeito Guto Issa.

Kit-escolar

Pela primeira vez, os alunos da Rede Municipal de Ensino de São Roque receberão materiais escolares novos. O kit, que será entregue pela Prefeitura, varia de acordo com o segmento de ensino, e inclui itens como mochila, cadernos, estojo, entre outros. Uma ação inédita e que trará os itens necessários para a realização das atividades de ensino.

Reforma nas escolas

As escolas municipais estão recebendo trabalhos de reforma e manutenção desde 2021. Além disso, as unidades serão supridas com mobiliários e equipamentos novos, como os 30 bebedouros de pedal que já foram entregues e serão distribuídos nas unidades municipais, garantindo conforto, higiene e praticidade para todos. Essa ação também ajuda na prevenção da covid-19, diminuindo o contato entre os alunos.

Prevenção da covid-19

O combate à pandemia continua em São Roque e ele também será levado para as salas de aula. O Município não exigirá comprovante de vacinação dos seus alunos – os maiores de 5 anos já podem receber a vacina contra a covid-19 -, porém estabeleceu uma série de protocolos de saúde para garantir o retorno seguro dos pequenos às classes e que começa com uma rede de monitoramento entre a escola e os pais ou responsáveis pelos alunos.

Se uma criança apresentar sintomas gripais ou teste positivo para a covid-19, a equipe escolar entrará em contato com a família da criança, que ficará em casa por sete dias para que possa se recuperar. Caso algum familiar do estudante tenha sido infectado com o coronavírus, os pais também devem informar a escola, que irá autorizar a permanência do aluno em casa pelo prazo de uma semana.

Para preparar os profissionais de educação para este momento, foram realizadas capacitações com gestores das escolas, que receberão equipamento de proteção, como o uso de máscara (obrigatório para todos os funcionários e alunos nas escolas). Uma atenção especial foi dada à capacitação direcionada as profissionais responsáveis pela merenda escolar, que realizaram um treinamento especial no preparo das refeições dos alunos, que este ano trará um cardápio mais saudável e sem a presença de embutidos.

Determinados ambientes das escolas estarão fechados neste primeiro momento, buscando evitar a aglomerações nas instituições, que terão frascos de álcool em gel à disposição de todos.

Mesmo com estas medidas de segurança, para os alunos que apresentem alguma comorbidade seus pais podem optar por mantê-los afastados do ensino presencial por mais algum tempo. Para isso, é necessário entrar em contato com as instituições e, mediante apresentação do atestado médico que comprove o estado de saúde da criança, o aluno terá autorização para que fique em casa, recebendo as atividades escolares na sua residência.

“A volta dos nossos alunos e profissionais de educação para as salas de aula foi planejada com muito carinho e atenção, oferecendo não só mais segurança, mas também garantindo a qualidade e o acolhimento necessário para o retorno às escolas”, afirmou a diretora de Educação de São Roque, Dircelene Segura.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados