Prefeitura entrega óculos ‘Orcam MyEye’ para alunos da rede municipal | O Democrata

A Prefeitura de São Roque entregou nesta quinta-feira, 23 de junho, dispositivos “OrCam MyEye” para os alunos com deficiência visual e que estudam na rede municipal de ensino. Os aparelhos contam uma tecnologia revolucionária, que traz mais independência às pessoas cegas ou com baixa visão, pois conseguem identificar textos escritos em diversas superfícies e transformá-los em informações de áudio para os usuários.

“Este é um dos dispositivos de tecnologia assistiva mais avançados do mundo, reconhecido internacionalmente e que agora é oferecido gratuitamente aos nossos alunos que precisam. É um momento de imensa alegria, pois podermos transformar para melhor a vida destas crianças, utilizando este dispositivo inovador a serviço da educação e da inclusão”, afirmou o prefeito Guto Issa.

O Orcam MyEye consiste numa câmera inteligente e intuitiva, que mede apenas 7,6 cm por 2,1 cm. Ela é acoplada à armação dos óculos do aluno, sendo capaz de detectar textos em português, inglês e espanhol, em diversas superfícies, como livros, telas ou placas indicativas, transformando estes textos em áudio para o usuário.

O aparelho foi desenvolvido em Israel e consegue ainda identificar cores e tonalidades, reconhecer pessoas e gêneros, informar a data, cédulas de dinheiro (reais, dólares e euros) e ler código de barras, além de reconhecer mais de 150 rostos e identificar mais de 200 produtos previamente cadastrados em seu sistema, retransmitindo todas estas informações discretamente no ouvido do usuário.

“Eu adorei o aparelho, achava que seria difícil de usar ele, mas é muito fácil. Estou muito feliz porque agora vou poder ler sozinha e agradeço ao Prefeito Guto e a todos que apoiaram esta ideia tão bacana”, comentou Rhayana Noggerini Costa, de 14 anos e que estuda na escola Professor Tibério Justo da Silva.

Ao todo foram adquiridos 10 dispositivos pela prefeitura, sendo que seis já foram entregues aos alunos com deficiência que estudam na rede municipal e os demais ficarão a disposição do Departamento de Educação, para que possam ser entregues futuramente a outros estudantes da rede pública que precisem do dispositivo.

Pensando na adequação desta nova tecnologia a vida dos estudantes, a prefeitura também realizou uma ação de capacitação com educadores e coordenadores da rede municipal de ensino, que receberam um treinamento completo sobre o funcionamento do aparelho para que possam auxiliar os estudantes durante a adaptação ao dispositivo.

“A inclusão é uma ação essencial na educação, pois permite acolher e garantir que todos tenham oportunidade de aprender e de fazer parte do universo estudantil. Com este aparelho, levamos independência e carinho aos nossos alunos e tenho certeza que eles serão muito felizes ao utilizarem esta tecnologia”, afirmou a diretora de educação, Dircilene Segura.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados