


Nesta quinta-feira, 12, moradores de São Roque começaram a observar a movimentação de operários e materiais de construção na Praça da Matriz. Trata-se do início da obra de revitalização do local, que acompanhará ainda mais benfeitorias.
Em setembro de 2021, o prefeito Guto Issa apresentou dois projetos com objetivo de mudar a paisagem do centro da cidade. Na sede da ACIA – Associação Comercial de São Roque e depois nas páginas do Jornal O Democrata, a população apreciou as imagens da nova Praça da Matriz com flores, bancos, lixeiras e até um palco para apresentações e shows musicais. Segundo a prefeitura, essa fase de obras deve durar 90 dias.
A inciativa privada também colaborou com o projeto e já naquela época a Associação Comercial pagou por um totem do Projeto “Eu Amo São Roque” que permitiu a instalação do letreiro personalizado que já se tornou um marco para a cidade e o turismo, um local onde muitos já puderam tirar fotos e demonstrar seu amor pelo município.
Durante a apresentação do projeto a Prefeitura informou que pretendia, ainda, isentar os antigos casarões que restaurarem o preservarem as suas fachadas do pagamento de IPTU e incentivar os comerciantes a diminuírem o tamanho das fachadas para enriquecer a beleza a arquitetura colonial que foi predominante no início da história da cidade. Esta isenção valeria não só para a Praça da Matriz como também para toda área central.
Já a reforma do calçadão seria majoritariamente custeada pelo Governo do Estado de São Paulo, através da verba do DADETUR, valor repassado anualmente para as Estâncias Turísticas.