Prefeitura inicia testes e afasta funcionários com diagnóstico de Covid-19

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de São Roque deu início, nesta segunda-feira (5) a testagem rápida em pessoas assintomáticas.

A ação está sendo realizada em fases. Nesta primeira, serão avaliados servidores da Administração que prestam atendimento direto à população, inclusive profissionais da Educação em atividades presenciais. A partir de quarta-feira (7), os testes também começam a ser aplicados em pacientes com consultas gerais já agendadas em todos os postos de saúde.

Segundo informações obtidas pelo Jornal O Democrata, ao menos dois funcionários já foram afastados de suas funções ao apresentarem diagnóstico positivo, ambos estavam assintomáticos. A prefeitura não confirmou os casos e informou que divulgará amanhã um boletim com os resultados da ação realizada hoje.

A diretora de Saúde, Daniela Groke, explica que durante a execução do programa a testagem atingirá a população em geral. Destaca que a decisão de fazer por etapas é estratégica, visando melhorar a amostragem e evitar aglomerações ou outras situações que possam facilitar a propagação do coronavírus.

Ela também comenta que, por conta das atuais flexibilizações no Estado, o que leva mais pessoas a manterem contatos diretos, esse momento é ideal para que a testagem em massa atinja o seu propósito. 

Os testes têm resultados concluídos em cerca de 15 minutos. Ao registrar caso positivo é prescrito isolamento social ou, se necessário, condução para atendimento.

Já para as pessoas que apresentam sintomas, o procedimento que está sendo realizado é o atendimento na ala para COVID-19 na Santa Casa e, nos casos necessários, realização do exame PCR.