Rapper Oruam é preso em flagrante no Rio de Janeiro por abrigar foragido da Justiça – O Democrata

Policiais encontraram traficante armado na mansão do artista na Zona Oeste do Rio

O rapper Oruam, nome artístico de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (26) no bairro Joá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O artista foi detido por favorecer a fuga de um foragido da Justiça, após policiais encontrarem em sua residência o traficante Yuri Pereira Gonçalves, procurado por envolvimento com organização criminosa.

Foto: Reprodução/TV Globo

Prisão em flagrante

Durante a ação policial, agentes localizaram na casa do rapper uma pistola 9 mm equipada com kit-rajada e munição. Por abrigar um criminoso com mandado de prisão em aberto, Oruam foi autuado por favorecimento pessoal, crime previsto no Código Penal para quem auxilia na fuga de indivíduos procurados pelas autoridades.

A prisão do artista nesta quarta-feira não está relacionada ao episódio da semana passada, quando ele foi detido por realizar manobras perigosas no trânsito na Barra da Tijuca.

Investigação e busca em SP

Oruam também está sendo investigado pela Justiça de São Paulo por um incidente ocorrido em dezembro de 2023, quando teria realizado disparos de arma de fogo dentro de um condomínio em Igaratá. A investigação levou ao cumprimento de mandados de busca e apreensão contra ele e sua mãe, Márcia Nepomuceno, expedidos pela Justiça de Santa Isabel (SP).

Durante as buscas, os agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) apreenderam armamentos de airsoft e simulacros na residência do rapper. Na casa da mãe do artista, foram recolhidos celulares que passarão por análise. Oruam, no entanto, não tem mandado de prisão relacionado a esse caso.

Relação com o crime organizado

Filho do traficante Marcinho VP, preso por crimes como assassinado, formação de quadrilha e tráfico de drogas, Oruam tem ligações familiares com integrantes do Comando Vermelho. O rapper ostenta uma tatuagem em homenagem ao pai e ao traficante Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes.

Declarações do artista

Ao ser questionado sobre sua prisão, Oruam declarou aos repórteres: “Vou falar pra tu não. Tu é delegado, juiz, para eu falar alguma coisa pra você?” e acrescentou: “Tudo o que eu falar para vocês não adianta de nada, já sou culpado”.

Oruam e Yuri Pereira Gonçalves foram encaminhados para a Cidade da Polícia, onde permanecem à disposição da Justiça.

Com informações do G1.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.