Ribeirão Varjão recebe árvores nativas para recuperar intervenções ambientais da construção da ETE

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, realizou o plantio de mais de 1.600 mudas de árvores de espécies nativas da região nas margens do Ribeirão Varjão, em Mairinque.

A iniciativa tem como objetivo recuperar as intervenções ambientais geradas pelas obras de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município, promovendo uma melhoria na qualidade do ar, além de garantir temperaturas mais agradáveis, diminuição da poluição sonora e a valorização paisagística.

“A área que margeia o Ribeirão Varjão era um descampado e se tornou um espaço repleto de árvores da espécie nativa. Essa transformação é resultado de um trabalho comprometido com o bem-estar e a qualidade de vida da população”, diz Alaíde Martins, diretora da Saneaqua.

O plantio das mudas é resultado do Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e torna a Saneaqua responsável pela recomposição ecológica da área pelos próximos 20 anos, o que assegurará que todas as mudas se desenvolvam da forma correta.

Implantação da ETE. Em maio, a Saneaqua iniciou as obras para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque. Com previsão de início das operações até junho de 2020, a primeira etapa do projeto contará com um investimento de R$ 15 milhões e beneficiará metade da população do município.

Em caso de dúvidas em relação às obras, a Saneaqua está à disposição na Central de Atendimento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A empresa também disponibiliza atendimento 24 horas por dia no 0800 771 0001.