Saneaqua conclui primeira etapa da perfuração de poço de captação de água no bairro Moreiras

Com investimento de R$ 660 mil, intervenção vai ampliar o fornecimento de água para 1.600 moradores  

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, concluiu nesta semana a primeira etapa da obra de perfuração de um novo poço de captação de água, no Distrito de Moreiras. Quando finalizada, a intervenção vai beneficiar 1.600 moradores de 700 famílias que residem na região.  

Com investimento de R$ 660 mil, a obra contou com um estudo prévio de mapeamento hidrogeológico, com a finalidade de precisar o local da perfuração.  

No total, foram perfurados 204 metros de profundidade. Durante os trabalhos, foram colhidas amostras do solo a cada 6 metros para construção do perfil do poço.  

Com a primeira etapa da obra concluída, a concessionária inicia agora a implantação de uma adutora com 2.600 metros de extensão e 110 milímetros de diâmetro, que terá como função interligar o novo poço ao sistema de distribuição de água já existente.  

“Na sequência, realizaremos as montagens hidromecânica e elétrica, faremos a interligação da rede e a instalação de uma bomba. A previsão é que a obra seja totalmente concluída no mês de julho, quando o novo poço vai entrar em operação”, explica Luana Ronconi, gerente de operações da Saneaqua.   

A região do Distrito Moreiras é abastecida por dois poços que alimentam o reservatório Cacilda Mendes. Atualmente, juntos, os dois poços têm vazão média de 10m³ por hora. Com o poço recém perfurado, a estimativa é atingir 20m³ por hora, ou seja, a oferta de água vai dobrar. 

A empresa alerta que, mesmo com a ampliação da capacidade de produção de água, as boas práticas de uso consciente devem continuar, principalmente devido ao primeiro trimestre do ano ter sido apontado como o mais seco dos últimos quatro anos em Mairinque