Saneaqua instala válvulas no Jardim Cruzeiro para reduzir desperdício de água

Equipamentos têm como finalidade facilitar o trabalho de caça-vazamentos e manutenções nas redes de distribuição

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, realizou no último mês a instalação de 04 válvulas nas redes de distribuição água no bairro Jardim Cruzeiro, criando setores chamados de Distritos de Medição e Controle (DMC). A técnica é conhecida no mundo inteiro como uma das melhores práticas para redução das perdas de água, pois permite analisar e controlar todo o sistema de distribuição.

Com a criação dos Distritos de Medição e Controle, é possível realizar o gerenciamento efetivo da pressão nas áreas e conhecer os volumes de água que entram e saem dos setores, ação que facilita a identificação de novos vazamentos e reduz o índice de perdas de água.

Além disso, as novas válvulas permitem maior agilidade no reparo de vazamentos, isolando apenas uma área pequena para a manutenção, sem necessidade de interromper o abastecimento do bairro inteiro e causando menos transtornos à população. 

Como forma de avaliar o resultado da ação e localizar eventuais vazamentos na região, na semana passada, a equipe de caça-vazamentos da concessionária executou vistorias noturnas nas ruas do bairro.