A Santa Casa de São Roque, administrada pelo CEJAM, pretende instalar no centro de diagnósticos um equipamento de tomografia, que é uma ferramenta crucial para detectar diversas doenças, incluindo acidentes vasculares cerebrais, embolia pulmonar, pneumonia, entre outros. Atualmente, pacientes que precisam deste tipo de exame precisam esperar na fila CROSS ou são encaminhados para hospitais particulares da região.
O diretor do CEJAM, Edson, se reuniu com assessores do deputado federal Vitor Lippi, na quarta-feira, (08/02), para explicar as necessidades do hospital e pedir ajuda na aquisição do equipamento.
O prefeito Guto Issa também confirmou o interesse em oferecer exames de tomografia computadorizada, via SUS, em São Roque, e afirmou que a expectativa é de conseguir o recurso para adaptar o hospital às exigências do equipamento. A possibilidade de adquirir a tomografia dependeria de uma receita extra no orçamento do município o que poderia acontecer por meio de uma emenda parlamentar e para isso foi solicitado apoio do deputado federal, que sempre tem ajudado a Santa Casa com repasses do Governo Federal.
O equipamento de tomografia será de extrema importância para a população de São Roque, pois aumentará a qualidade e agilidade dos diagnósticos, melhorando assim a qualidade dos tratamentos oferecidos pela Santa Casa.
O gabinete do deputado afirmou que a destinação das emendas parlamentares está em fase de planejamento, mas que o anúncio deverá ser feito ainda neste mês de fevereiro o que torna ainda maior a expectativa de ofertar um serviço de saúde mais eficiente, diminuindo o tempo de espera por exames e evitando que pacientes precisem se deslocar para outras cidades.
Instalação e obras necessárias
Segundo as informações apuradas, o aparelho será alugado, pois o custo de operação e, principalmente, manutenção é muito alto. A obra de adaptação da Santa Casa para receber o equipamento é que seria custeada por emenda.
Recentemente, em entrevista à Rádio Coluna FM, o prefeito Guto Issa comentou sobre a reforma da rede elétrica do hospital, imprescindível para começar a oferecer este tipo de exame.
O processo de instalação de um aparelho de tomografia requer atenção às normas técnicas, como as quatro normas da NBR e a Portaria no 453, que estabelecem as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico. Além disso, é necessário aplicar massa baritada em paredes, teto e piso para garantir a blindagem do ambiente, instalar vidros plumbíferos para proteção contra radiações ionizantes e uma porta de madeira com abertura lateral embutida em trilhos metálicos.
Outros aspectos importantes incluem a regulagem interna do transformador de potência de 1MVA, a substituição da chave seccionadora NH por um disjuntor de caixa moldada de 250A no quadro de força QF-380 v, a instalação de um sistema de ar-condicionado multi split para três ambientes e um ponto de acesso à internet na sala de comando.
A revisão do sistema de aterramento também é necessária, desde o QGBT-N até a caixa de passagem de parede na sala de tomografia.
Todo o processo de instalação deve ser realizado por uma empresa especializada e seguindo as normas técnicas e de segurança, a fim de garantir um ambiente adequado para o uso do aparelho de tomografia e a proteção dos profissionais e pacientes envolvidos.
Mais emendas para área de saúde
Os vereadores dra. Cláudia Pedroso e Thiago Nunes anunciaram que conquistaram uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 400 mil para serem investidos na área da Saúde em São Roque. A Emenda foi enviada pela deputada Estadual Maria Lúcia Amary, e os parlamentares agradeceram à deputada e sua equipe pelo apoio.
Segundo dra. Cláudia Pedroso e Thiago Nunes, o valor será destinado para a rede municipal de saúde e trará benefícios para a população. Os parlamentares enfatizaram a importância do recurso para a área da saúde do município e ressaltaram a amizade da deputada com São Roque. A expectativa é que o valor esteja disponível em breve nos cofres públicos.