São Roque apresenta vinho agroecológico desenvolvido em projeto de agroecologia | O Democrata
O Vinho Agroecológico leva o nome “Renzo”, homenagem ao Sr.Toninho Renzo, gerente do Sindusvinho que faleceu em março de 2021

São Roque apresentou nesta segunda-feira, 13 de dezembro, os primeiros vinhos agroecológicos desenvolvidos em projeto de fomento da agroecologia na cidade. A apresentação da bebida ocorreu às 16h, na UPD (Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica) São Roque, na Avenida Três de Maio, 900.

O vinho Agroecológico é o resultado do projeto de recuperação vitícola, para fomento do cultivo histórico de uvas para produção de sucos e vinhos com técnica agro ecológica, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Instituto Federal (Campus São Roque), a APTA e o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (SINDUSVINHO), que teve início em 2018.

O vinhedo do projeto do Vinho Agroecológico fica na UPD. As uvas escolhidas para os estudos e pesquisas foram a Bordô, Isabel Precoce e IAC Ribas e o resultado final desta primeira safra foi de 150 garrafas entre vinhos Bordô e IAC Ribas.

A expectativa é de que a próxima safra consiga gerar uma maior quantidade de frutas, resultando numa produção mais robusta de vinhos. Futuramente, o projeto contará com um viveiro de mudas adaptadas para o sistema agroecológico, que será gerido pelos parceiros e conquistará recursos para a continuidade dos experimentos, auxiliando seus produtores locais e ajudando São Roque na produção destas bebidas tão apreciadas em nossa região e no Brasil.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados