São Roque e Mairinque avançam no Plano São Paulo e flexibilizam abertura

A Prefeitura de São Roque divulgou na sexta-feira (07) as novas medidas de reabertura da cidade, como parte da Fase Amarela do Plano São Paulo. As medidas começam a valer neste sábado (08).

De acordo com as novas medidas, os “shopping center”, galerias e estabelecimentos congêneres poderão funcionar 6h por dia,  com a capacidade 40% mais restrita e praças de alimentação em áreas livres ou arejadas. O comércio pode funcionar das 10h às 16h (com exceção da Outlet Catarina, cujo o horário é das 12h às 18h), adotando todos os protocolos sanitários gerais e específicos de cada área. Os serviços que necessitam de atendimento presencial também deverão apresentar a capacidade 40% limitada e poderão funcionar apenas 6h por dia.

Os locais há consumo de alimentos no local, como bares e restaurantes podem servir as refeições apenas em espaços ao ar livre com a mesma porcentagem de limitação da capacidade dos outros setores. Entretanto, os locais podemfuncionar  6h por dia, sendo que o consumo no local está permitido até às 17h. Se São Roque se manter por mais de 14 dias na Fase Amarela, esse horário se estende até às 22h. Os protocolos sanitários podem ser conferidos aqui.

Os salões de cabeleireiros e barbearias podem funcionar diariamente das 10h às 16h, apenas com horário marcado e, no máximo, um acompanhante por cliente. O protocolo sanitário completo pode ser conferido neste link.

As academias de esportes e centros de ginásticas podem funcionar apenas com capacidade 30% limitada e apenas com atividades individuais com agendamento prévio e hora marcada. O protocolo sanitário completo pode ser conferido aqui.

Mairinque

A cidade de Mairinque também avançou para a fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização da economia do Governo do Estado de São Paulo. Essa mudança foi acatada no mesmo dia pela Prefeitura, que publicou o decreto 6691/2020, passando a valer já no sábado (08), com as principais mudanças e a manutenção da obrigatoriedade de adoção dos protocolos higienização.

Agora, comércios em geral e serviços poderão funcionar com 40% da capacidade, com o horário sendo estendido das 10 às 16 horas.

Bares, restaurantes e similares estão liberados para atender com consumo de alimentos no local, desde que estes espaços sejam áreas arejadas ou ao ar livre. A capacidade máxima de pessoas é de 40% do total e o atendimento público, com consumo, poderá acontecer somente das 11h às 17h.

Os salões de beleza e barbearias também estão autorizados a retomar as atividades, mas no horário entre às 14h e às 20h, com agendamentos prévios e hora marcada.

As academias de ginástica e esportes, bem como clubes trabalharão com no máximo 30% de sua capacidade, desde que funcionem dentro do horário de 06h às 09h e das 18h às 21h. Nesta fase, apenas atividades individuais estão permitidas, estando proibidas as práticas em grupo.

A Prefeitura ainda informa que, como o município está passando para uma nova fase, readequações no decreto poderão ocorrer na próxima semana, para melhor atender os estabelecimentos e a população que busca pelos serviços.