São Roque divulga resultado de “maratona da saúde” | O Democrata

Primeira edição da ação “Cuidado para Todos” aconteceu na Vila Lino. Campanhas de vacinação e do Outubro Rosa também foram executadas no mesmo dia

O dia 16 de outubro foi uma data especial para a saúde são-roquense. No dia, a prefeitura realizou uma série de ações voltadas à saúde da população, desde a aplicação de vacinas diversas até a realização de exames preventivos para as mulheres, numa verdadeira maratona da saúde que se estendeu aos quatro cantos da cidade.

“Seguimos cuidando da nossa população e realizamos e neste final de semana realizamos uma série de ações nas mais diversas frentes e pontos da cidade, da Vila Lino à região central, passando pelos postos de saúde dos bairros. Parabéns a todos os nossos profissionais da saúde e voluntários pela dedicação a este trabalho tão importante”, afirma o prefeito Guto Issa.

Cuidado para Todos e ações importantes de vacinação

A Prefeitura realizou no sábado a primeira edição do ‘Cuidado para Todos’, ocorrida na Vila Lino, e que levou a um único local, serviços básicos de saúde, lazer e assistência social à população.

A iniciativa também contou com atividades ligadas a saúde, com aferição de pressão, medição de glicemia e atividades com para as crianças explicando sobre a saúde bucal e entregará kits odontológicos. Além disso o apoio da empresa Equipa, a primeira companhia a aderir ao programa Pró-Emprego, também foram realizados 90 exames oftalmológicos a população, com a oferta de óculos àqueles que precisam. A iniciativa também contou com o apoio das empresas Bolas Euro e Gábata também apoiam a ação.

No mesmo dia, também foi realizada a repescagem da vacinação contra a covid-19, com a aplicação da 2ª dose para aqueles que estavam em atraso com a imunização. Mais de 500 pessoas completaram o esquema vacinal na ação, aplicando doses das vacinas Coronavac/Sinovac, AstraZeneca e Pfizer, aumentando ainda mais a taxa de munícipes que contam com a imunização completa na cidade e que hoje já passa de 49 mil pessoas.

A quarta ação do sábado foi o Dia D da campanha de Multivacinação, que busca completar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos. A ação, iniciada em outubro, vacinou até o momento mais de 500 crianças e adolescentes e segue sendo realizada no prédio da Vigilância em Saúde (ao lado da Praça da República) e nos postos de saúde dos bairros, das 8h às 16h.

Outubro Rosa: prevenção e conscientização

Em ação incentivada pelo Outubro Rosa, o Centro de Saúde II realizou a coleta de Papanicolau e o agendamento de mamografias, exames importantes e que são as principais armas na prevenção dos cânceres de Colo de Útero e de Mama, os mais comuns em mulheres e que têm grandes chances de sucesso no tratamento se diagnosticados com antecedência.

Ao todo, foram realizados 86 exames Papanicolau, sendo que cinco das pacientes não passavam pelo procedimento há 10 anos. Além disso, também foram feitos 65 agendamentos de mamografias, sendo que mais da metade das mulheres que procuraram o Centro de Saúde II estavam há mais de 2 anos em atraso com o exame, resultados que mostram a importância de ações como essa, que colocam a saúde da mulher e a prevenção em pauta.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados