A saúde de São Roque conquistou uma importante colocação, sendo avaliada como a cidade com os melhores índices de saúde primária da região de Sorocaba. Os dados foram divulgados pelo Governo Federal, por meio do eSUS Feedback, que avalia o desempenho das cidades em diversos tipos de atendimento na rede básica, como acompanhamento de gestantes (pré-natal) consultas odontológicas, cobertura de exames e coletas de Papanicolau, vacinação, entre outros.
“É uma conquista importante e que reflete o sucesso de diversas ações promovidas pela nossa administração nos últimos quatro anos, além do carinho e da atenção dos nossos profissionais de saúde com o nosso povo. Parabéns a todos os nossos servidores da saúde e à nossa população por esta conquista, que nos traz muita alegria e orgulho”, afirmou o Prefeito Guto Issa.
São Roque tem mostrado um crescimento significativo nas avaliações de saúde nos últimos anos. Em 2023, a cidade já havia saltado do 6º para o 3º lugar no antigo programa Previne Brasil, que também avaliava a saúde primária das cidades do Brasil em diversas regiões. No início de 2024, a cidade alcançou o segundo lugar e agora chega à primeira colocação, despontando entre as cidades mais bem avaliadas da região, ao lado de Jumirim (2º), Iperó (3º), Itu (4º) e Capela do Alto (5º).
A melhora nos índices do município reflete positivamente as iniciativas de saúde realizadas pela prefeitura nos últimos anos, desde a implementação de ações de atenção direta à população, como a implantação da Telemedicina e do Programa Melhor em Casa, até o reforço na infraestrutura municipal, com as inaugurações das UBSs do Taboão e Guaçu, do Centro de Especialidades de Maylasky e do Centro de Distribuição de Medicamentos.