São Roque inaugura Bosque de Israel

Fotos e edição: Júlio Martins

No mês do Meio Ambiente, São Roque inaugura o Bosque de Israel

Localizado na Brasital, espaço é símbolo da cooperação tecnológica e social do país com o município

Dentro das comemorações do mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Roque inaugurou na manhã desta terça-feira, 22 de junho, o Bosque de Israel, nas dependências do Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital. O espaço também simboliza a cooperação tecnológica e social entre o município e o país.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o Prefeito Guto Issa e o cônsul-geral de Israel no Brasil, Alon Lavi, um parceiro da cidade. “É uma dupla comemoração. Mês do Meio Ambiente em uma cidade de todos que cada vez mais aplica políticas sustentáveis. E um símbolo de respeito e amizade com o povo de Isarael, que por meio do cônsul Alon Lavi, nos contempla com a cooperação tecnológica e social. Agradeço a todos pelo compromisso e pela presença neste ato histórico”, comentou o Prefeito Guto Issa.

O Bosque recebeu o plantio de 73 mudas de árvores, que representam a celebração dos 73 anos da fundação do Estado de Israel. Na cerimônia de entrega, as autoridades presentes fizeram o plantio de oliveiras e romãzeiras, plantas que têm um significado muito especial para a comunidade judaica.

O espaço da Brasital que recebeu o Bosque de Israel fica no entorno da antiga Casa da Cuca, e estará sempre aberto às visitações. O espaço também simboliza o olhar de valorização que a gestão Cidade de Todos, do prefeito Guto Issa, tem dado à Brasital, um símbolo da história e cultura de São Roque.

“Ficamos muito felizes e emocionados com este espaço, que simboliza a amizade entre São Roque e o povo de Israel. Tenho um carinho muito grande por essa cidade, onde conheci profissionais de alto nível e que hoje chamo de amigos, como o Prefeito Guto Issa. Pessoas dedicadas a fazer com que esse lugar tão bonito evolua cada vez mais”, afirmou o cônsul-geral de Israel, Alon Lavi.

O evento também contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de São Roque Júlio Mariano, o CEO da Fulwood Gilson Schilis, os deputados estaduais Heni Ozi Cukier e Arthur do Val, a Gestora do Catarina Outlet, Tatiana Cazarim, o presidente da Federação Israelita de São Paulo, Ricardo Berkiensztat, a representante da Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, Maristela Basso, e os integrantes da KKL, Marcelo Schapo, Eduardo Elkobbi (presidente) e Eliezer Kanl (vice-presidente).

Também estiveram presentes no evento os pastores Melqui Heliton de Sousa, Eduardo Seixas Júnior e Sandro Bueno Gonçalves, além do membro da Comunidade Judaica Airton Clerman.

O Bosque do Estado de Israel já nasce fortificando não só a amizade entre o estado israelense e São Roque, mas também contribuindo para a preservação do meio ambiente. O governo deixou o compromisso de plantar todo ano uma árvore no bosque e, futuramente, também construir um memorial de Israel.

Confira a reportagem