São Roque intensifica projeto de consolidação de UTI geral na Santa Casa | O Democrata

A Prefeitura de São Roque intensificou o projeto de consolidação de uma UTI geral na Santa Casa, com total de oito leitos, sendo dois de isolamento. A solicitação de habilitação, feita em outubro ao DRS (Departamento Regional de Saúde), alinhada ao projeto de adaptação física do espaço será remetida ao Ministério da Saúde.

O projeto liderado pelo Departamento de Saúde, tendo em vista a requisição administrativa da Prefeitura de São Roque sobre a Santa Casa, propõe o fortalecimento do atendimento no Hospital, uma forma de consolidar o recurso da UTI, fundamental para salvar vidas em casos mais graves. Para isso, a entidade fará processo seletivo para contratação de profissionais e investimentos na qualificação do edifício.

A Santa Casa passou a contar com serviço de UTI apenas durante a pandemia, ainda em abril de 2020, quando estabeleceu a unidade exclusiva para casos de covid-19. São Roque tem situação de controle do coronavírus no município, que há mais de 30 dias não registra óbitos pela doença, e tem baixo índice de contaminados. O convênio de operação encerra neste 30 de novembro e não será renovado para que o hospital passe, enfim, a contar de forma permanente com uma UTI geral.

Apenas em 2021, a Prefeitura repassou mais de R$ 4 milhões à irmandade para o combate ao coronavírus, resultando em ações como a abertura da Ala Sentinela, destinada exclusivamente ao monitoramento de pacientes com coronavírus.

Em meio a ameaça de falta de cilindros de oxigênio no mercado de insumos hospitalares, a Santa Casa recebeu uma usina própria de oxigênio, que vai gerar economia de R$ 600 mil no ano.

A irmandade continuará atendendo casos de covid-19 com qualidade e estrutura para emergências com vistas ao investimento definitivo para equipar a Santa Casa com a UTI geral, em condição de atender ainda mais são-roquenses. Com o SUS, a região conta com apoio de outras unidades para casos de extrema emergência, principalmente na cidade de Sorocaba, que atende a chamados via CROSS.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados