O Prefeito de São Roque, Guto Issa, informou em pronunciamento oficial nesta quinta-feira, 2 de setembro, o registro de quatro casos da variante Delta da covid-19, no município. Os resultados dos testes foram informados pelo DRS (Departamento Regional de Saúde) de Sorocaba e a equipe municipal de saúde já monitora os pacientes e familiares, com procedimentos de contenção da doença.
Dentre os contaminados pela variante Delta, três são moradores de São João Novo e um reside em Maylasky, sendo que todos estão em suas residências e com bom estado de saúde.
“A identificação desta variante na cidade nos deixa em alerta sobre a pandemia, porém é importante deixar claro que não há motivo para pânico. Nossos profissionais de saúde já iniciaram os procedimentos pertinentes quanto a estes casos confirmados e quanto ao restante da população. Vamos continuar a imunizar nosso povo e pedimos que todos sigam tomando as medidas preventivas, como uso de máscara e álcool em gel, pois estas são as armas mais efetivas contra o coronavírus, independente da sua variante”, afirmou o Prefeito Guto Issa.
A Delta é uma variante do coronavírus identificada primeiramente na Índia, mas que já acumula casos em diversos países do mundo e tem gerado preocupação por ser cerca de duas vezes mais transmissível que os outros tipos de coronavírus.
Até o momento, as vacinas aplicadas no Brasil têm se mostrado eficientes contra a variante Delta, desde que aplicadas as duas doses ou a imunização de única dose (vacina Janssen). A orientação do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) para conter a variante Delta é justamente a vacinação em massa.
Hoje mais de 65 mil munícipes já receberam a primeira dose da vacina em São Roque e mais de 32 mil já estão com a imunização completa, números que continuam a crescer. Os hospitais do município registraram nesta quinta-feira apenas três internações por covid-19.
“Nossa cidade tem dado exemplo quando o assunto é vacinação e aproveito para fazer um apelo à população que já está apta a tomar a segunda dose da vacina, mas ainda não procurou os pontos de imunização. A imunização completa, com duas doses, é a melhor defesa contra a variante Delta então se o seu lote já está disponível, procure nesta sexta o Recanto da Cascata (para vacinação da Pfizer) e os postos de saúde (para Coronavac e AstraZeneca) para ser imunizado”, afirmou o Diretor de Saúde, Dr. Luís Carlos Previdente Redda.