São Roque vacina pessoas em situação de rua

Ação vacinou com o imunizante da Janssen, de dose única, pessoas atendidas pelo Abrigo Municipal de São Roque – Foto: Rafael Barbosa

A Prefeitura de São Roque vacinou contra a covid-19 nesta terça-feira, 6 de junho, pessoas em situação de rua atendidas pelo abrigo municipal. Na ação, que contemplou 21 pessoas, foram utilizadas as vacinas da Janssen, escolhida por ser a única das disponíveis hoje aplicada em dose única, eliminando os riscos de não comparecimento para a segunda aplicação, necessária nos imunizantes de outros fabricantes.

“O olhar para a população em situação de rua precisa ser diferenciado, atencioso. Sabemos que eles estão mais vulneráveis à covid-19 e que têm mais dificuldade para cumprir os protocolos de prevenção. Por isso, incluímos esse grupo nas prioridades para vacinação e escolhemos um imunizante que protege com dose única”, afirmou o prefeito Guto Issa.

Uma das preocupações relativas à vacinação de pessoas em situação de rua é exatamente o risco de não comparecimento para receber a segunda dose. Esse risco é eliminado quando utilizada uma vacina de dose única, como a Janssen.

“Proporcionar a vacinação às pessoas em situação de rua é uma ação de extrema importância no combate à transmissão do coronavírus, pois se trata de uma população muito vulnerável a contrair a doença, com baixíssimo índice de busca aos serviços de saúde e que nem sempre adere espontaneamente às campanhas de vacinação. A soma de esforços entre os Departamentos de Saúde e Bem-Estar Social para vacinar esse público representa respeito a essas pessoas e o nosso compromisso de zelar pela preservação de suas vidas e seus direitos”, afirmou a Diretora do Bem-Estar Social de São Roque Simone Judica.