A Prefeitura de São Roque divulgou neste domingo, 6, que apenas dois pacientes estão internados na cidade com COVID-19. Ambos estão em tratamento em leitos de enfermaria pelo sistema municipal de saúde, na Santa Casa.
O Jornal O Democrata tem acompanhado a evolução dos casos da doença semanalmente, somando os boletins diários da prefeitura e comparando a média semanal de casos, internações e óbitos, nos períodos de segunda-feira a domingo, considerando que os dados do final de semana não são computados no mesmo dia e acumulam para a semana seguinte. Buscamos, assim, diminuir distorções e melhorar a qualidade da informação.
No período entre 28 de fevereiro e 6 de março, foram registrados 55 novos casos da doença, mostrando uma queda recorrente no contágio das últimas semanas. A cidade começou o mês de fevereiro com 527 casos na primeira semana, o número reduziu para 348 no período seguinte, depois 201 casos e, finalmente, na semana passada foram registrados 82 novos casos. A média diária de internações também diminuiu; eram 13,57 no primeiro período do mês, contra 7,14 nos últimos 15 dias e 3,85 agora.
Felizmente não foram registrados óbitos nessa semana. A Prefeitura divulgou o cronograma de vacinação para todas as idades a partir de 5 anos.
Cronograma de vacinação

Entre os destaques da semana está a vacinação nos postos de saúde, que passarão a atender a população em dias específicos, sem a necessidade de agendamento prévio, sendo que serão atendidos até 100 munícipes por unidade, com distribuição de senhas por ordem de chegada.
Enquanto a vacinação de crianças de 5 a 11 anos acontece em todos os postos na segunda-feira, a vacinação de jovens e adultos será realizado em dias específicos para cada unidade, sempre das 8h às 12h. Confira abaixo
Postos de saúde – das 8h às 12h – entre 5 e 17 anos
- Carmo, terça e segunda
- Canguera, quinta e segunda
- Paisagem Colonial, terça e segunda
- Villagio Emília, quinta e segunda
- São João Novo, quarta e segunda
- Maylasky, quinta e segunda
- Vila Nova, quinta e segunda
- Saboó, terça e segunda
Recanto da Cascata
Já a vacinação no Recanto da Cascata acontece entre os dias 8 e 10 de março, sempre das 8h às 15h, sem limitação no número de atendimentos, sendo que na terça-feira serão imunizados crianças de 5 a 11 anos e na quarta e quinta-feira, jovens e adultos de 12 anos ou mais.
A vacinação de adolescentes e adultos segue sendo direcionada para todos os imunizantes (AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Coronavac), sendo que não há mais separação entre a dose procurada (1ª, 2ª, 3ªou 4ª), idade do vacinado (a partir de 12 anos) ou categoria. Ou seja, se você tem 12 anos ou mais e está entre os grupos que estão aptos a se vacinarem, basta ir ao local com os documentos necessários para ser imunizado.
Confira quem está apto a ser vacinado
• 1ª dose
Todos de 5 anos ou mais
• 2ª dose:
Coronavac – 3 semanas (21 dias) após a 1ª dose
AstraZeneca – 2 meses (56 dias) após a 1ª dose
Pfizer / 18 anos +: 21 dias após a 1ª dose
Pfizer / 12 a 17 anos: 2 meses após a 1ª dose
• 3ª dose
18 anos +: 4 meses após a 2ª dose de qualquer imunizante.
Imunossuprimidos (12 a 17 anos): 2 meses após a 2ª dose
Imunossuprimidos (18 anos +): intervalo de 28 dias.
• Dose de reforço da Janssen
18 anos +: 2 meses após ter recebido a dose única
• 4ª dose
Imunossuprimidos: intervalo de 4 meses após a 3ª dose.