Simulado de emergência da barragem de Alumínio será realizado online

A CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – anunciou mudanças no formato do Simulado anual de emergência da Barragem do Palmital agendado para o próximo dia 27 de outubro, às 10h, em Alumínio. Devido à pandemia do Covid-19 e seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para distanciamento social, a Empresa optou por realizar o exercício de forma virtual, com o uso de um aplicativo para celular. A novidade foi apresentada na última sexta-feira durante reunião da Comissão Mista, da qual fazem parte representantes do poder público municipal e do Estado de São Paulo.

Diferente do que aconteceu no ano passado, dessa vez não será necessário o deslocamento das pessoas presentes na área de influência direta da barragem até os pontos de encontro. “O aplicativo funciona com o uso de GPS e permite traçar a rota de fuga, a partir da localização do usuário. Devido à pandemia, ele foi adaptado para que as pessoas possam fazer todo o deslocamento virtual, sem sair de casa, garantindo a segurança de todos os envolvidos e evitando aglomerações”, comenta Leandro Faria, gerente de Sustentabilidade da CBA.

Para o simulado, a orientação aos participantes virtuais é acionar o aplicativo somente após o toque das sirenes e seguir as recomendações do app. Outro recurso disponível nesse dia é a avaliação geral da experiência do usuário, que pode ser feita logo após o check-in virtual no ponto de encontro indicado no mapa. “Embora a participação da população seja voluntária, é muito importante ter esse engajamento virtual e a opinião dos participantes, pois é uma oportunidade também de promover melhorias no sistema”, explica Leandro.

Aplicativo – Desenvolvido especialmente para a CBA, o aplicativo Alerta de Barragem – Alumínio é compatível com celulares do sistema operacional Android e iOS, e está disponível para download nas lojas do Google Play e Apple Store. O funcionamento dos recursos depende da atualização constante do sistema operacional do aparelho e da habilitação do GPS. A ferramenta permanecerá disponível para uso, mesmo após a pandemia, como apoio aos moradores.

Confira mais informações sobre o aplicativo no vídeo: https://youtu.be/ceNDg_0p760

Baixe o app por meio dos links:

IOS: http://bit.ly/AppbarragemIOS

Android: http://bit.ly/AppBarragemAndroid

Segurança da Barragem do Palmital

A Barragem do Palmital foi construída sob o método de alteamento à jusante, com uso de materiais da mais alta resistência, como rocha, e outros específicos para filtros e drenagens, assegurando sua estabilidade e integridade. Ela possui um sistema gestão de segurança robusto que contempla rotinas de monitoramentos diárias, quinzenais e semestrais, bem como auditorias externas conduzidas por uma empresa independente, especializada em geotecnia. A barragem também recebe fiscalizações periódicas de órgãos públicos responsáveis e possui todos os laudos técnicos exigidos por Lei. Além de todos os rigorosos monitoramentos e manutenções preventivas realizados constantemente, a Empresa investe em pesquisa e desenvolvimento para assegurar a solidez e confiabilidade da estrutura.