Sorocaba lidera ranking de cidades da região que mais testam para Covid-19

Sorocaba ocupa o primeiro lugar na lista de cidades da região quando o assunto é número de testes para Covid-19. Desde o início da pandemia, em março, o município registrou uma média de 35,48 testes por mil habitantes.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sorocaba possui 679.378 habitantes. Em quase quatro meses, 24.105 testes foram feitos em todos os bairros.

De março até o início de junho, o exame para coronavírus era feito somente em pacientes que estavam em estado grave. Depois, a Secretaria de Saúde decidiu começar a testar pessoas que tinham apenas sintomas leves.

No dia 28 de junho, a prefeitura começou a realizar um esquema de sorteio de testes rápidos para moradores de todas as regiões. Na mesma época, funcionários do transporte público, da segurança, da saúde e idosos de entidades também foram testados.

Um levantamento feito pela TV TEM mostra um panorama das 14 cidades da região com relação à testagem para Covid-19. Os dados contabilizam os exames feitos em hospitais públicos, particulares, clínicas e farmácias, já que todos eles devem ser comunicados à Vigilância Sanitária.

Confira abaixo os detalhes de cada município:

  1. Sorocaba: 35,48 testes por mil habitantes;
  2. Capela do Alto: 33,18 testes por mil habitantes;
  3. Porto Feliz: 25,01 testes por mil habitantes;
  4. Salto de Pirapora: 24,86 testes por mil habitantes;
  5. Votorantim: 22,71 testes por mil habitantes;
  6. Itu: 22,50 testes por mil habitantes;
  7. Piedade: 14,71 testes por mil habitantes;
  8. Salto: 12,42 testes por mil habitantes;
  9. Mairinque: 11,56 testes por mil habitantes;
  10. Araçoiaba da Serra: 11,16 testes por mil habitantes;
  11. Araçariguama: 10,46 testes por mil habitantes;
  12. Alumínio: 9,98 testes por mil habitantes;
  13. São Roque: 7,41 testes por mil habitantes;
  14. Iperó: 6,62 testes por mil habitantes.

 Escalas mundial e estadual

O Ministério da Saúde informou que distribuiu aos estados 12,4 milhões de testes para coronavírus. A média nacional de testagem é de 21,50 testes por mil habitantes. No entanto, o número ainda é considerado baixo pelos especialistas.

Nos Estados Unidos, por exemplo, essa média chegou a 135 testes por mil habitantes. Dos 10 países com o maior número de casos de Covid-19, o Brasil é o terceiro que menos testa os habitantes, ficando na frente apenas do México e da Índia.

Para a médica infectologista Naihma Salum Fontana, sem um aumento da testagem, a criação de estratégias para impedir o avanço da doença se torna mais difícil.

Comércio reabriu nesta segunda (20)

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, publicou um Decreto Municipal retomando a atividade do comércio não essencial na cidade a partir desta segunda (20). A cidade poderia ter avançado para a Fase Laranja do Plano SP na última segunda (13), mas devido ao grande número de casos e ocupação de leitos, a administração decidiu manter a cidade da Fase Vermelha.

A medida começa a valer a partir desta segunda-feira (20) e segue até o dia 26. A partir do dia 27, outras medidas serão adotadas pela administração municipal.

A flexibilização vale para lojas de rua, escritórios e concessionárias de veículos, além de imobiliárias. Os shoppings também podem voltar a funcionar e têm autonomia para definir o horário de atendimento ao público. Os estabelecimentos vão poder abrir das 9h às 13h de segunda a sexta feira. Aos sábados e domingos as lojas e os shoppings devem ser fechados. Para os comércios que prestam serviços considerados essenciais, nada muda.

(Com informações da TV Tem e TV Sorocaba)