Temporal com ventos de 70 km/h mata idoso e deixa Ribeirão Preto sem energia, água e internet – Jornal O Democrata

Um temporal com rajadas de vento de aproximadamente 70 km/h atingiu Ribeirão Preto (SP) na madrugada desta sexta-feira (24), provocando a morte de um idoso de 82 anos, além de causar danos em diversos pontos da cidade e interromper serviços essenciais.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo a Prefeitura, o homem morreu após a estrutura ao lado de sua residência, no Jardim Salgado Filho, ceder e atingir o imóvel enquanto ele dormia.

Estado de emergência e prejuízos

O prefeito Ricardo Silva (PSD) decretou estado de emergência. De acordo com a Defesa Civil, em cerca de 20 minutos foram registrados 24 milímetros de chuva, acompanhados por fortes ventos.

O temporal provocou:

  • Queda de árvores em diferentes bairros;
  • Desligamento da maior parte dos semáforos;
  • Interdição de avenidas;
  • Falta de energia elétrica em diversos bairros;
  • Instabilidade nos serviços de telefonia, internet e emissoras de rádio.

A falta de energia também afetou unidades da Secretaria de Água e Esgoto (Saerp), o que pode comprometer o abastecimento em alguns bairros.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Hospitais, escolas e aeroporto

A Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas precisou interromper temporariamente o recebimento de pacientes. Já o Hospital Santa Lydia operou com gerador após uma árvore bloquear o acesso e houve entrada de água na unidade, sem registro de vítimas.

A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas em três escolas devido aos danos causados pelo temporal.

No Aeroporto Leite Lopes, a operação foi mantida com geradores. Dois voos da Latam tiveram atraso durante o embarque, mas nenhum voo foi cancelado.

Outras cidades afetadas

A CPFL Paulista informou que também houve comprometimento no fornecimento de energia em Dumont, Barrinha, Guariba, Santa Ernestina, Sertãozinho e Taquaritinga. Em Dumont, foi registrada interrupção total do abastecimento de energia e o desabamento parcial da estrutura de uma empresa na zona rural, sem vítimas.

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos municipais seguem atuando no atendimento das ocorrências e no levantamento dos danos.

Com informações do g1.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2026 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.