Vacinação contra 4 tipos de meningite continua imunizando adolescentes

A Vigilância Epidemiológica de Mairinque informa que a vacinação do Sistema Único de Saúde – SUS contra a Meningo ACWY continua em vigência nos Postos de Saúde, imunizando adolescentes com idade entre 11 e 13 anos incompletos. Até este mês de agosto, foram aplicadas 450 doses, sendo este um número muito abaixo do esperado. 

Esta imunização faz parte do calendário instituído pelo Ministério da Saúde e é responsável pelo combate à meningite e infecções generalizadas, geralmente causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Trata-se de uma enfermidade grave e que pode evoluir para um quadro fatal do paciente, sendo a vacina a melhor forma de prevenir a doença.

O Chefe de Vigilância, Luiz Pinheiro, explica que quantidade de adolescentes vacinados é muito baixa, o que gera preocupação. “Desde o início, somente 30% da população de crianças com a faixa etária da vacina buscaram a imunização. Por isso, fica o reforço aos pais, para que não percam essa oportunidade, uma vez que essas doses são exclusivas para essas idades e a melhor maneira de evitar o contágio é estar vacinado”.

“A recomendação de administrar a vacina, independentemente de ter recebido anteriormente a Meningocócica C Conjugada, continua, pois, a ACWY irá proteger contra outros tipos da doença, que se desenvolvem muito rápido”, complementa Luiz.–