Vida Longa de São Roque é modelo para outros núcleos no Estado de São Paulo | O Democrata

O Departamento de Bem-Estar Social recebeu recentemente representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo e da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Sorocaba (DRADS) para falar sobre a implementação do Vida Longa em São Roque. Com a visita, os representantes puderam conferir os detalhes de todas as ações realizadas na cidade, para que possam servir de exemplo para outros núcleos.

Durante a visita, a equipe do Bem-Estar Social passou às mãos dos representantes do Governo do Estado e da DRADS o Relatório Circunstanciado de Trabalho Técnico Social e o Planejamento de Trabalho Técnico Social, documentos que demonstram como se deu a construção do trabalho de acolhimento dos idosos e também o planejamento das ações futuras para o Vida Longa.

“O Vida Longa oferece mais do que abrigo aos nossos idosos. Através do trabalho realizado com maestria pela equipe do nosso Bem-Estar Social, ele também leva acolhimento, dignidade e qualidade de vida aos seus moradores, por meio das diversas práticas de convivência e atividades que são realizadas aqui desde a sua inauguração e que podem ser levadas para outros núcleos, oferecendo uma direção para as equipes responsáveis por este projeto em todo o estado, beneficiando os idosos de outras cidades. É um orgulho para nossa cidade e nosso governo o reconhecimento da excelência do trabalho da equipe do Bem-Estar Social pelo Governo do Estado”, afirmou o Prefeito Guto Issa.

São Roque foi a primeira cidade a receber o núcleo do programa social em todo o Estado de São Paulo e as práticas assistenciais e de cuidado dadas aos residentes no núcleo da cidade, pioneiras em todo o estado, estão sendo reconhecidas como exemplo a ser seguido em outros municípios paulistas.

A reunião com a equipe técnica do Departamento de Bem-Estar Social, a colheita de dados, a observação do local e o contato com os idosos foram decisivos para que a DRADS e a Secretaria de Desenvolvimento Social reconhecessem que o Programa Vida Longa de São Roque será utilizado como exemplo de gestão eficiente e de alto nível.

“O empreendimento do Programa Vida Longa de São Roque é uma experiência muito bem-sucedida de República para idosos e deve se tornar uma referência de gestão social no estado de São Paulo. Aqui podemos observar o trabalho técnico planejado pelas equipes da assistência social e executado em etapas, com a contínua participação dos idosos. A visita ao Vida Longa de São Roque me trouxe excelentes impressões sobre o trabalho da gestão e da equipe técnica, conduzidas pelo Departamento de Bem-Estar Social”, disse Especialista em Políticas Públicas para o Envelhecimento da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo do Governo do Estado de São Paulo, Elaine Moura.

Após essa avaliação positiva, o Programa Vida Longa passará a receber visitas técnicas de outros Municípios do Estado de São Paulo em que o mesmo modelo de residencial de idosos será implantado.

“O reconhecimento dos órgãos estaduais que supervisionam o trabalho da Assistência Social em São Roque, aliado ao conforto e à satisfação dos idosos residentes no Vida Longa, é a melhor devolutiva que podemos receber sobre a atuação do Departamento de Bem-Estar Social. Esse resultado é fruto da coesão entre a equipe técnica e a gestão, fundada em dois pilares: primar pela excelência do trabalho técnico socioassistencial e nunca deixar de lado os valores humanitários. Essa nossa experiência, pioneira, está sendo construída com muito estudo, trabalho e afeto, e assim esperamos que seja também onde nosso projeto social for levado como exemplo”, afirmou a Diretora do Bem-Estar Social, Simone Judica.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados