Vindima se transforma em Festa da Uva em 1948 | O Democrata

Em 1948, o Jornal O Democrata registrou a segunda edição e última edição da Festa da Vindima (colheita da uva) quando o evento passa a ser chamado de Festa da Uva. A programação começa no dia 31 de janeiro com os bailes na Ferroviária (rua Padre Marçal atual faculdade) e no São Paulo Clube (que se uniu à Literária em 1963 e deu origem ao São Roque Clube) e um segundo baile no São Paulo Clube (1º de fevereiro).

“A festa propriamente dita”, com o desfile pelas ruas centrais da cidade, estava prevista para o dia 1º de fevereiro, mas foi transferida para o dia 15 por conta da variação climática na frutificação dos vinhedos que determinou um atraso de 30 dias na maturação da uva. “Para que no dia da Festa da Uva de São Roque possa haver fartura do produto, por preços acessíveis a qualquer bolso, a comissão houve por bem transferir os festejos para 14 e 15 de fevereiro”, registra o arquivo de O Democrata.

No dia 14 de fevereiro, pela manhã, a comissão de técnicos visitou os vinhedos e cantinas para a classificação das três primeiras colocadas. À tarde, ocorreu a degustação dos vinhos.

No grande dia do encerramento, alvorada com fogos de estrondo e duas bandas de música do Bairro do Carmo, missa celebrada pelo cônego Nalini, recepção das autoridades na Gare (estação) da Sorocabana, desfile de carros alegóricos e cordões e as premiações.

A Festa da Vindima de 1947 foi uma iniciativa do Rotary Clube. Na segunda edição, ocorreu “sob o patrocínio do Ministério da Agricultura, Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo e Prefeitura de Municipal, motivo pelo qual tomará muito maior vulto”, registrou O Democrata.

Therezinha Baptista foi eleita a Rainha da Festa da Uva com 60.198 votos na apuração final realizada durante o baile da Carnaval da Ferroviária. Os resultados preliminares eram divulgados semanalmente pelo O Democrata. As seis princesas Rosa Lopes Claro (31.172), Julieta Pessoa Delgado (15.034), Emmy Von Kouk (13.989), Alayde Gavazzi (10.088), Amélia Tagliassachi (8.025) e Ermelinda Venturini (2.990). Também participaram Hortência Chad, Dirce Belmont e Leonor Camargo.

O carro alegórico com a rainha ganhou a disputa. “Fechando o desfile o carro feito pelo artista Vasco Barioni que se confundia com a beleza da senhorinha Therezinha Baptista com seu lindo vestido confeccionado por Ignez Minelli Gonzales, diretora da escola de Corte e Costura Santa Agueda, e as seis graciosas princesas”, publicou O Democrata

PREFEITO JOAQUIM FIRMINO DE LIMA

O Arquivo Vivo de O Democrata mais uma vez conta com a colaboração de Zé do Nino que cedeu fotos do prefeito Joaquim Firmino de Lima na Festa da Uva de 1948. Eleito no final de 1947, substituiu Bernardino de Lucca e cumpriu um mandato de quatro anos.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados