Alimento de Verdade | O Democrata

O que entendemos sobre alimento de verdade? As feiras são os principais veículos que nos abastecem com alimentos de verdade, cada região tem seu produto alimentar mais consumido, entre tantas ofertas podemos encontrar abóboras, bananas, mangas, hortaliças, pães caseiros, ovos, artesanatos, cogumelos, remédios caseiros, mel. Tem sempre uma diversidade produtiva de acordo com o local onde a feira ocorre. E a cada dia tem mais valor e esta presente em nossas casas, é fruto do manejo agroecológico realizado pelos produtores locais, familiares. Por esse motivo estamos sempre chamando a atenção para que possamos aprender a valorizar o produtor local, aquele que fornece alimento saudável, próximo de sua residência e com preço justo.

Essa forma de agir e pensar auxilia os sistemas produtivos e mantém o ambiente ao nosso redor enriquecido, pois, a interação e troca de saberes promovidos pelas redes agroecológicas se fortalecem quando o pequeno produtor tem condições de manter sua propriedade e seu trabalho no campo. As alternativas sustentáveis ocorrem quando as populações tradicionais têm seu sustento garantido e seu modo de vida preservado, e com isso, a oferta de alimentos cultivados sem insumos agrícolas, nos oferta alimentos ricos, saudáveis e sem atravessadores, como quando compramos produtos vindos de outras localidades.

As pequenas hortas e produções de pequenos sítios, melhoram a qualidade da alimentação das famílias e das pessoas do entorno. A alimentação baseada em produtos ultraprocessados, onde o número de aditivos e conservantes estão inclusos, se torna cada dia mais freqüente em vários lares, e aprender a escolher alimentos frescos, e preparar suas refeições nem sempre é visto como algo fácil. Porém, ao longo do tempo seu próprio organismo pode cobrar a conta pela falta de nutrição adequada. É sabido que uma alimentação equilibrada traz vários benefícios para nosso corpo e pode te auxiliar a combater vários males e deficiências no funcionamento do seu organismo.

Temos diversos estudos que apontam que o manejo agroecológico trabalha com um modelo de desenvolvimento agrícola mais adequado com o direito humano à alimentação mais eficiente, e com maior probabilidade de atingir os quatro pilares da segurança alimentar e nutricional que são: disponibilidade, acessibilidade, uso e estabilidade do alimento a ser consumido. A sustentabilidade também se encaixa no perfil de busca por alimentos saudáveis e produzidos localmente, pois fortalece a economia circular melhorando as condições de todos os envolvidos, os humanos, o solo, o meio ambiente, o ecossistema em geral.

Então, comida de verdade é aquela caracterizada por alimentos in natura e minimamente processados, são integrais, vindos direto da natureza e deve ser acessível física e financeiramente aproximando a produção do consumidor e também atender as necessidades alimentares especiais, para os que precisam de dieta específica. As frutas e legumes precisam fazer parte das refeições, o brasileiro consome muito arroz e feijão e mesmo sendo uma boa base alimentar, precisa ser combinada com raízes, tubérculos, hortaliças, legumes, frutas e proteínas, para ser um cardápio que realmente sustente e equilibre as energias em nosso organismo. Estamos numa época de muito consumo de comidas enlatadas, ultraprocessadas e comidas rápidas, que não devem ser o habitual como ocorre em muitas famílias. E mesmo com a falta de tempo, um pouco de organização nas compras e mudança de hábitos na hora de compor a mesa, pode fazer a diferença na qualidade de vida e saúde de cada um de nós.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Santos, M. ET. AL. “Atlas do agronegócio: fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos.” Rio de Janeiro. Fundação Heinrich Boll, 2018. Disponível em: HTTPS://br.boell.org/sites/default/files/atlas_agro_final_06-09.pdf

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h até as 12h. @feiraagroecosaoroque

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados