Capim–Santo ou Capim-Limão como você conhece? | O Democrata

 Você sabia que capim-limão é a planta que ajuda a preservar as estradas, pois firma o solo impedindo a erosão, daí ser conhecida como o nome chá da estrada? Esse é um capim que todos têm como desfrutar de seus benefícios e propriedades, pois como suco refresca, como chá auxilia principalmente seu sistema digestivo, também pode ser usado como repelente natural de insetos, na indústria é utilizado em óleos essenciais, produtos de beleza e de limpeza.

É uma planta em forma de capim alto com uma fragrância de limão, a que tem seu uso mais disseminado é um capim das Índias Ocidentais (C.citratus), com hastes folhosas e estreitas, crescem em grandes touceiras que chegam a 1 metro ou mais de altura. Prefere locais ensolarados, com solo bem drenado, clima entre 18oC e 38oC.

A forma mais comum de consumo é o seu chá, muito usado para amenizar os sintomas da gripe, porém também pode tratar problemas estomacais, regular a pressão arterial, entre outros. É conhecido em diversas regiões com nomes diferentes como; capim-cidreira, capim-cheiroso, capim-cidrão, chá-de-estrada, capim-cidró…

Por ser uma planta rica em terpenos, flavonóides e compostos fenólicos, tem uma boa capacidade antioxidante e por isso, é um bom aliado em diversos tratamentos. Porém, seu uso deve ser moderado, pois, seu excesso pode ser prejudicial a sua saúde, como no caso de pessoas que tem pressão baixa ou que tenha refluxo muito intenso. Para algumas pessoas, o chá é tão eficiente que consegue tratar a dor de cabeça e dores musculares. E como tem potencial diurético, auxilia também na diminuição do inchaço e eliminação do excesso de líquidos do organismo.

Suas principais propriedades medicinais são: analgésico, sedativo, antibacteriano, antidiarréico, expectorante, fungicida, relaxante muscular e repelente de insetos.

O óleo essencial do capim-limão diluído pode ser usado como um antifúngico em micose e pé-de-atleta. Ainda pode ser utilizado como um desodorizante natural para prevenir odores corporais causadas por bactérias, também é usado em perfumes, sabões, desodorantes, detergentes e loções.

Se capim limão é PANC, geralmente usado no preparo de chás e sucos verdes, seu uso culinário é o mais diverso possível, já que pode ser utilizado em receitas doces e salgadas, seu sabor é potencializado quando utilizado junto com pimenta e leite de côco. Pode ser incluído em sopas, refogados, bolos, tortas, mousses, sorvetes, e sempre deixa um toque de frescor onde é adicionado.

  • Na Argentina as folhas são usadas (decocção ou tintura) em casos de gripe, febre, tosse, espasmos digestivos, diarréia, quadros respiratórios, nervos, insônia, pé-de-atleta, hipertensão arterial, dor de garganta. 
  • Honduras, além dos usos tradicionais, usam como antimalárico, antiasmático e para lavar os olhos.  
  • Na Malásia elaboram uma pasta feita com as folhas trituradas para aplicar sobre a fronte em casos de dor de cabeça. A decocção das folhas é usada em dores reumáticas, lombalgias, eczemas.  
  • Já a medicina ayurvédica recomenda a decocção das folhas como laxante, antiparasitário, em bronquites, como anticonvulsivante, contra a lepra e como afrodisíaco. 
  • A citronela é parente próxima do capim-limão.

Sempre que possível consuma alimentos orgânicos ou agroecológicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal oriundos de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzem alimentos livres de contaminantes, protegem a biodiversidade,  contribuem para a criação de trabalho e que, ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: NUNES, M.G.S.; BERNARDINO, A.O.; MARTINS, R.D. Uso de plantas medicinais por pessoas com hipertensão. Revista Rene; vol. 16 n. 6, p. 775-81 2015

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados